Um ambiente que promete descobertas

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em 29/04/2013 05:10:29

Criado em 2008, o Laboratório de Fisiologia do Exercício, localizado no Complexo Esportivo da Univates, oferece diversos serviços que muita gente nem imagina. Destinado às práticas relacionadas às avaliações fisiológicas e antropométricas, possibilita a instrumentalização do acadêmico para realizar avaliações físicas, auxiliando na prescrição de programas de exercícios físicos para diferentes clientelas.

Além de possuir esteira para avaliação cardiorrespiratória; aparelhos para aferir a pressão, colesterol e glicose; balança de bioimpedância, que mede gordura, massa muscular e massa óssea; pedômetro - marcador de passos; e diversos equipamentos para avaliação antropométrica, o local também serve para que os alunos realizem trabalhos de pesquisas diferenciados.

A responsável pelo Laboratório, professora Janine Giovanella, destaca que o local serve de ferramenta para que os alunos tenham acesso a equipamentos com os quais terão contato no mercado de trabalho. “Além disso, é possível realizar trabalhos de pesquisas diferenciados ou algo que ainda não foi realizado, algum trabalho inédito ou grandes descobertas.”

O Laboratório de Fisiologia do Exercício também já serviu para testes dos atletas do Clube Esportivo Lajeadense, Bira e Alaf. Atualmente, as jogadoras da Avates usufruem o ambiente e realizam uma bateria de exames. “É com base nos resultados obtidos com os testes, que os preparadores físicos das equipes trabalham com os seus atletas”, enfatiza Janine.

A avaliação física é aberta à comunidade e dividida em três modalidades: simples, intermediária e avançada. Informações no site www.univates.br/esportes.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Escolha uma formação