Professor da Univates presidirá Simpósio Brasileiro de Acarologia

Por Tuane Eggers

Postado em 26/04/2013 02:20:08

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, o coordenador do Laboratório de Acarologia da Univates, professor doutor Noeli Juarez Ferla, presidirá um importante evento da área: o IV Simpósio Brasileiro de Acarologia (Sibac). Esta edição possui como tema “Organização, Perspectivas e Desafios da Acarologia Brasileira” e ocorrerá no município de Bento Gonçalves.

Além de Ferla, a equipe do Laboratório também está envolvida com a organização da atividade, sendo a doutoranda Liana Johann a secretária do evento. Conforme o professor, esta edição do Sibac foi programada para o Rio Grande do Sul pelo fato de a Acarologia ter grande importância para a produção primária gaúcha, além de contar com grupos de pesquisa que contribuem de forma significativa para a área, como a Univates, a Ufrgs, a UFPel e a Fepagro.

Segundo ele, o evento será histórico, pois durante a programação será realizada a reunião de criação da Sociedade Brasileira de Acarologia. “Acreditamos que os mais de trezentos participantes da maioria das universidades brasileiras e institutos de pesquisa colaborarão para termos um evento profícuo e inesquecível”, ressalta.

A palestra de abertura será “Cambio climatico vs. Variabilidad climatica: los próximos veinte años”, ministrada pelo doutor Guillermo Ramis, do Uruguai. Durante a programação, serão realizados diversos painéis e palestras com renomados pesquisadores da área. A atuação da equipe do Laboratório de Acarologia será na abordagem do tema “Ácaros e videiras”.

Os objetivos da atividade são: divulgar resultados de projetos de pesquisa na área da acarologia, estimular o avanço do conhecimento científico sobre ácaros neotropicais, integrar grupos de pesquisa das instituições brasileiras e latino-americanas e intensificar as relações interinstitucionais para fortalecer a acarologia brasileira.

A programação completa e detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site www.sibac.net.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5550.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação