Univates comemora Semana do Livro com atividades especiais

Por Tuane Eggers

Postado em 23/04/2013 00:21:11

Com o objetivo de comemorar a Semana do Livro, a Biblioteca e o Museu Regional do Livro deram início, nesta segunda-feira, dia 22, a mais uma edição do Troca-Troca de Livros. A atividade ocorre das 8h30min às 22h, até a próxima sexta-feira, dia 26, na sala 105 da Biblioteca.

Os participantes levam livros usados, em bom estado, e trocam por outros de seu interesse, de acordo com o material exposto, sobre os mais variados temas.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Ana Paula Monteiro, o evento tem grande importância no estimulo à leitura, à reutilização e à partilha do livro. “Esse sistema estimula o sentimento de partilha, em que o seu livro que antes estava em casa e sem uso pode ser repassado, através da troca, incentivando dessa forma o acesso à leitura. Além disso, a prática acaba tendo um cunho ambiental, pela reutilização dos livros”, explica.

Conforme a colaboradora do Museu Regional do Livro, Monique Izoton, os primeiros turnos de atividade já contaram com cerca de 80 trocas. O estudante Luis Fernando Eidelwein, do 7º semestre do curso de História, foi responsável por 45 delas. Em uma das edições passadas, ele chegou a trocar 60 livros. “Penso que o Troca-Troca é uma boa oportunidade de encontrar livros diferentes sem se deslocar até centros maiores. Por exemplo, vários livros que estão aqui têm preços elevados ou já não se encontram mais à venda”, ressaltou.

Outro participante da atividade foi o diplomado Jonas Werle. “Me interessei por um catálogo que mostra artistas em potencial da nossa região. Estou pensando em ir para casa e pegar alguns livros para trocar depois”, contou. Ele considerou ótima a ideia do Troca-Troca. “Tenho muitos livros que já li e outros que não li, que estão sem uso em casa, e provavelmente não lerei mais. Talvez outras pessoas se interessem e eles se tornem úteis novamente”, avaliou.

Outra atividade promovida nesta semana é a exposição “Museu como palco de mudanças sociais”, que poderá ser visitada entre os dias 25 de abril e 22 de maio, no Espaço Arte 7. A mostra abordará as mais significativas mudanças sociais ocorridas no Brasil durante as décadas de 1800 a 1970, vistas por meio do acervo do local. A exposição comemora a 11º Semana Nacional de Museus.

As atividades são abertas a toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5559, ou pelo e-mail museudolivro@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação