Alunos visitam centro histórico de Porto Alegre

Por Divulgação

Postado em 15/04/2013 18:26:52

No último sábado, dia 13, estudantes da disciplina de Técnicas Retrospectivas, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, realizaram uma viagem de estudos para o centro histórico de Porto Alegre. Acompanhados pela professora Kátia Ferreira de Oliveira, os participantes conheceram o patrimônio histórico da cidade.

A visita iniciou pela Usina do Gasômetro, seguindo o percurso a pé, passando pelo Museu do Trabalho, Praça Brigadeiro Sampaio, antigo Largo da Forca, prédios da Marinha, Brigada Militar e Exército, até a Igreja das Dores. Durante a visita à Igreja, os alunos conheceram um pouco mais de sua história e do processo de restauro por meio de Leis de Incentivo à Cultura e Programa Monumenta. Também foi contemplado o trajeto da rua da Praia até a Casa de Cultura Mário Quintana, seguindo pela rua 7 de Setembro, para conhecer o Solar dos Azulejos, o Hotel Nacional, em processo de restauro, até a Praça da Alfândega.

Nesse trecho, a turma foi acompanhada pela arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Candice Ballester. O roteiro contou, ainda, com visita ao Memorial do Rio Grande do Sul, ao Portão Central e Armazéns do Cais do Porto, ao Santander Cultural, onde foi possível conhecer o espaço do Átrio, no último andar, e ao Mercado Público.

Por meio da atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, conceitos e teorias abordados na disciplina de Técnicas Retrospectivas. Além disso, puderam compreender a importância da valorização do patrimônio histórico e cultural para as cidades e conheceram melhor a política de preservação do patrimônio empreendida pelo Iphan, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Iphae e iniciativa privada, e a história da formação da capital do Estado. Como continuação dessa atividade, os alunos deverão apresentar um Caderno de Registro da Viagem, contando sobre a experiência, de forma escrita e gráfica.

Escolha uma formação

Graduação presencial