Aluna conta experiências de intercâmbio em Portugal

Por Divulgação

Postado em 05/04/2013 14:15:52

Desde o mês de fevereiro, a aluna Emanueli Luísa Johann, do curso de Pedagogia da Univates, está vivendo um novo desafio, o do intercâmbio acadêmico. Até o mês de julho, ela frequentará aulas do curso de Educação Básica no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal. A estudante conta que a experiência está sendo uma das melhores fases de sua vida.

Logo na chegada, Emanueli diz ter encontrado um país frio e distante de sua realidade, onde tudo era novo e recente. “Meu novo quarto não tinha minhas coisas, não tinha a minha cara, mas isso logo mudou. Conheci pessoas novas, o IPL me acolheu muito bem e deu todo o apoio necessário”, afirma a estudante, que já sente Leiria como sua casa.

Segundo a estudante, seus colegas e professores relataram nunca ter tido colegas brasileiros, e estavam felizes por poder compartilhar esse momento com ela. Além disso, a aluna também comenta sobre as diferenças entre as universidades. “Uma grande diferença que percebo é que a maioria dos estudantes de Pedagogia da Univates já atua em sala de aula e têm grande experiência na prática, o que aqui é muito raro de encontrar, pois os estudantes apenas estudam”, ressalta.

Conforme ela, o intercâmbio é uma grande experiência de vida, pois diariamente é necessário aprender a conviver com novos desafios, conhecer pessoas novas, de todo lugar do mundo, aprender uma palavra em cada língua. "A troca que se tem com todos esses estudantes e pessoas que encontramos nesse mundo é o que enriquece muito nossa vida”, destaca.

Emanueli espera que mais alunos da Pedagogia e da área da educação passem a encarar e aceitar o intercâmbio como uma nova forma de ver a educação, de conhecer o sistema de ensino em outro lugar do mundo e enriquecer a vida profissional. “É uma fase inesquecível que ninguém nunca irá nos tirar. Ainda tenho muito a aprender e muitas aulas a frequentar, mas sem dúvida alguma, eu afirmo que quem decidir encarar esse desafio não irá se arrepender”, completa.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação