Uniapren: novo espaço de aprendizado para alunos

Por Tuane Eggers

Postado em 03/04/2013 12:24:51

A Univates realizou, nesta segunda-feira, dia 1º, a cerimônia de inauguração de um novo ambiente para alunos e professores: o Laboratório de Aprendizado Uniapren. O local está organizado em três espaços: o ambiente de apoio didático-pedagógico, a sala de formação tecnológica e o setor de produção de materiais.

Conforme as idealizadoras do projeto, professoras Daiani Clesnei da Rosa, Márcia Rehfeldt, Maria Elisabete Bersch e Maria Isabel Lopes, a inauguração do Uniapren representa o auge de dois anos de planejamento, de pesquisas e de visitas a outras instituições. “É o momento de colocar em prática tudo o que planejamos até aqui. Ainda não está pleno, mas vamos dar início às atividades e ver como funcionará de acordo com as demandas. O laboratório representa mais um passo rumo ao ensino de qualidade”, explicaram.

O professor Cândido Fonseca da Silva, que projetou a sala de formação tecnológica, explicou que o ambiente propicia aos professores testarem o uso de ferramentas digitais antes de aplicarem-nas em sala de aula. “Buscamos qualificar o ensino mediante o aumento da interatividade entre o professor e o aluno, pois o método tradicional de ensino está com os dias contados. Queremos tirar o aluno da postura passiva de apenas ouvir para interagir também”, afirmou.

Conforme o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cyrne, apesar do tempo que transcorreu até a inauguração do laboratório, este foi um momento de regozijo. “Melhor ainda será quando o Uniapren tornar-se pequeno para a demanda de usuários”, destacou. Cyrne também enfatizou a importância do incentivo para os professores frequentarem o espaço e aprenderem sobre novas tecnologias, cada vez mais presentes no cotidiano do ensino.

Em sua fala, o reitor Ney José Lazzari ressaltou a importância de ter um espaço físico que proporcione o caminho mais fácil e rápido de ferramentas tecnológicas aos professores da Instituição. Além disso, lembrou que o tamanho do espaço depende de seu uso. “O Uniapren também reflete um dos objetivos da Instituição que, além da qualidade, é a inovação”, completou.

Saiba mais sobre o Uniapren

O laboratório resulta de um processo de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos, acerca das possibilidades de ampliar as formas de apoio aos acadêmicos, atendendo à Política de Inclusão da Instituição e à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O ambiente de apoio didático-pedagógico congrega os serviços de monitoria, com auxílio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), e um espaço de estudos autônomos. As monitorias, oferecidas desde 2006, ficarão centralizadas num único espaço. Na mesma sala, os acadêmicos terão acesso a um banco de materiais e objetos de aprendizagem organizados por área do conhecimento. Também estão previstas oficinas que foquem diferentes dificuldades de aprendizagem.

Outro apoio do NAP está na elaboração de materiais didático-pedagógicos, necessários para operacionalização do processo de ensino e de aprendizagem em situações presenciais e a distância. Ações como legendar um vídeo e digitalizar um texto para acesso com leitor de tela já são frequentes. Para ampliar, diversificar e qualificar a produção desses recursos, foi organizado um ambiente com diferentes recursos tecnológicos que favorecem a organização de materiais didáticos interativos e, quando for o caso, adaptados para alunos com deficiência.

O terceiro ambiente, a sala de formação tecnológica, foi projetada para a formação de docentes, especialmente para professores da própria Instituição, tendo em vista a utilização de diferentes recursos das tecnologias digitais da informação e da comunicação para a construção de conhecimentos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail uniapren@univates.br. Para agendar monitorias de matemática e física os alunos podem acessar o link: https://www.univates.br/universounivates/agenda-de-atendimentos.

Escolha uma formação

Graduação presencial