Univates inaugurará novo espaço de aprendizado

Por Tuane Eggers

Postado em 26/03/2013 10:20:17

Com o objetivo de prestar apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem, necessidades especiais ou, ainda, àqueles que queiram aprimorar seus conhecimentos de forma autônoma, a Univates inaugura, dia 1º de abril, o Laboratório de Aprendizagem Uniapren. A atividade ocorre às 17h, no primeiro andar do Prédio 3.

O laboratório resulta de um processo de estudos desenvolvidos ao longo dos últimos dois anos, acerca das possibilidades de ampliar as formas de apoio aos acadêmicos, atendendo à Política de Inclusão da Instituição e à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O Uniapren está organizado em três espaços: o ambiente de apoio didático-pedagógico, a sala de formação tecnológica e o setor de produção de materiais.

O primeiro congrega os serviços de monitoria, com auxílio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), e um espaço de estudos autônomos. As monitorias, oferecidas desde 2006, ficarão centralizadas num único espaço. Na mesma sala, os acadêmicos terão acesso a um banco de materiais e objetos de aprendizagem organizados por área do conhecimento. Também estão previstas oficinas que foquem diferentes dificuldades de aprendizagem.

Outro apoio do NAP está na elaboração de materiais didático-pedagógicos, necessários para operacionalização do processo de ensino e de aprendizagem em situações presenciais e a distância. Conforme as idealizadoras do projeto, professoras Daiani Clesnei da Rosa, Márcia Rehfeldt, Maria Elisabete Bersch e Maria Isabel Lopes, ações como legendar um vídeo e digitalizar um texto para acesso com leitor de tela já são frequentes. “Contudo, é preciso ampliar, diversificar e qualificar a produção desses recursos. Por isso, foi organizado um ambiente com diferentes recursos tecnológicos que favorecem a organização de materiais didáticos interativos e, quando for o caso, adaptados para alunos com deficiência”, explica.

O terceiro ambiente, a sala de formação tecnológica, foi pensada pelo professor Cândido Fonseca da Silva e projetada para a formação de docentes, especialmente para professores da própria Instituição, tendo em vista a utilização de diferentes recursos das tecnologias digitais da informação e da comunicação para a construção de conhecimentos. “Enfim, essa organização possibilita ao Uniapren ser um espaço que potencializa a produção de conhecimentos em educação, envolvendo as áreas de tecnologia, acessibilidade e metodologia, ampliando as formas de atender a seu compromisso com o desenvolvimento do Ensino Superior na região”, completam as professoras.

Conheça mais serviços disponibilizados aos alunos

- Aulas de Reforço por Demanda

- Atendimento Psicopedagógico

- Atendimento Psicológico