Curso conta com mais uma professora doutora

Por Divulgação

Postado em 25/03/2013 08:18:14

No último dia 15 de março, a professora do curso de Psicologia da Univates Katiane Silva teve sua tese de doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria aprovada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu trabalho é intitulado “O papel das comorbidades no desempenho neuropsicológico de pacientes adultos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”.

A professora Katiane está começando a lecionar na Univates neste semestre e acredita que o trabalho possui uma aplicabilidade nas disciplinas didáticas, pois contribui para o entendimento da complexidade envolvida nos transtornos mentais. “Além disso, a realização de um trabalho de pesquisa extrapola o tema estudado e propicia o desenvolvimento do pensamento científico que, ao ser transmitido, estimula a postura crítica e reflexiva dos alunos”, ressalta.

Saiba mais sobre a pesquisa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é classicamente definido pela tríade sintomatológica de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Entretanto, há uma variabilidade significativa na sua apresentação clínica relacionada a idade, gênero, intensidade dos sintomas e, ainda, presença de comorbidades. Nesse contexto, o objetivo principal desse trabalho foi analisar o papel das comorbidades no desempenho neuropsicológico de adultos com TDAH.

Em conjunto, os achados dessa tese apontam para a hipótese de que déficits em atenção, cognição e controle inibitório estão associados ao TDAH em si, enquanto os prejuízos em funções executivas, mais especificamente em flexibilidade cognitiva, podem ser melhor explicados pela presença da comorbidade com o Transtorno Bipolar. A utilização da neuropsicologia no entendimento da fisiopatologia do TDAH, considerando sua heterogeneidade, tem extrema relevância e pode auxiliar no processo de diagnóstico e no desenvolvimento de intervenções terapêuticas mais efetivas.

Escolha uma formação

Graduação presencial