Título de Cidadão Lajeadense é concedido ao professor Roque Danilo Bersch

Por Divulgação

Postado em 25/03/2013 08:11:47

Durante quase quatro décadas, o professor arroio-meense Roque Danilo Bersch dedicou-se ao desenvolvimento do Ensino Superior do Vale do Taquari e, por 16 anos, presidiu a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

Para reconhecer o seu trabalho, a Câmara de Vereadores de Lajeado, realizou na tarde da última sexta-feira, dia 22, a cerimônia solene de entrega do título de Cidadão Lajeadense.

Bersch, que estava acompanhado da esposa Maria Dolores Bersch, foi elogiado por líderes do governo municipal e ficou emocionado com a homenagem. “Não imaginava essa distinção. Mas, se cheguei até aqui após 40 anos dedicados a minha profissão, foi graças a minha equipe de colegas e ao reconhecimento das autoridades públicas que sempre contribuíram para o progresso da universidade”, disse o professor.

Saiba mais sobre o professor Roque Danilo Bersch

Roque Danilo Bersch nasceu no dia 13 de março de 1941, no município de Arroio do Meio. É filho de José Bersch e de Helma Brod Bersch. É casado com Maria Dolores Bersch, com quem teve sete filhos.

Sua vida acadêmica iniciou-se com a graduação no curso de Letras em 1969, na Faculdade de Educação e Letras do Vale do Taquari (Felat), concluindo-a em 1972. De 1975 a 1979 concluiu o mestrado na Pontifícia Universidade Católica do RS, com a defesa da dissertação “Aspectos da clareza na sintaxe frasal”.

Foi professor de Ensino Fundamental, nas séries iniciais, de 1961 a 1970, na Sociedade Escolar Dona Rita, em Arroio do Meio e atuou também como professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Latina no Seminário Sagrado Coração de Jesus e nas Escolas São Miguel, em Arroio do Meio e Érico Veríssimo, em Encantado, de 1961 a 1983.

Sua atuação de maior destaque foi na Univates, no curso de Letras, como professor de Línguas: Latina, Portuguesa e Inglesa. Foi presidente da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates) por oito anos; presidente do Conselho Superior Acadêmico e Administrativo da Univates por três anos; chefe do Departamento de Letras; coordenador do III, IV e V Seminário sobre a Escola e o Texto; coordenador de três Encontros Regionais de Professores de Português; e membro da Equipe Editorial da Revista Signos. Durante sua trajetória docente na Univates, teve participação em vários Seminários, e uma vasta lista de trabalhos Acadêmicos e Científicos publicados.

Nos últimos 16 anos, foi o grande referencial e timoneiro da Fuvates, ao ocupar o cargo de presidente da entidade mantenedora da Univates. Atualmente, é membro eleito do Conselho de Administração da Fuvates.

Escolha uma formação

Graduação presencial