Representantes da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos reúnem-se na Univates

Por Ana Paula Vieira Labres

Postado em 22/03/2013 08:15:15

Representantes de universidades de todo estado estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, dia 22 de março, na Univates, para a reunião mensal da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp). O encontro debateu vários assuntos, como: ações externas envolvendo a Rede; andamento de ações internas; e acompanhamento de projetos e editais.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional da Univates, João Carlos Britto, abriu a reunião explicando brevemente sua trajetória acadêmica e ressaltou que é um prazer receber a todos.

A presidente da Reginp, Ingrid Jantsch Porto, iniciou o debate questionando aos presentes como veem os processos de cooperação entre os parques e enfatizou o interesse da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do Rio Grande do Sul em criar uma rede de parques e incubadas.

Entre os presentes, surgiram sugestões de unir esforços e trabalhar de forma compartilhada em projetos, agrupando competências e identificando a diferenciação do que é parque e do que é incubada, entendendo que não há como separar um parque de uma incubada, pois uma recebe suporte da outra.

Ainda sobre cooperação entre os parques, outra sugestão foi provocar mais encontros entre as empresas, como por exemplo, com rodadas de negócio, e a criação, no site da Reginp, de uma relação atualizada de incubadas e suas funções, facilitando, assim, sua integração e troca de experiências.

O diretor administrativo do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Eloni José Salvi, destacou que o diferencial da cooperação está na união das pessoas. “As pesquisas feitas pelas cooperadas funcionam muito mais com interesse das pessoas se unirem do que com o interesse institucional”.

A ideia de criar uma rede, segundo os presentes, já está sendo implantada pela Reginp e a proposta é convidar algum representante do governo estadual a participar do próximo encontro que deve ocorrer em abril.

Estiveram presentes na reunião as seguintes universidades: Univates; PUCRS; Ufrgs; Unisinos; UCS; Unisc; UCPel; Ulbra; Feevale; Unijuí.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Escolha uma formação