Noite do Intercâmbio atrai centenas de estudantes

Por Tamara Bischoff

Postado em 20/03/2013 06:20:11

Interessados em saber mais sobre as opções de intercâmbio acadêmico na Univates, cerca de 500 alunos lotaram o auditório do Prédio 7, na noite da terça-feira, dia 19, para participar da 16ª Noite do Intercâmbio. Na abertura do evento, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Carlos Cyrne, falou sobre as excelentes oportunidades que os estudantes de hoje possuem nesta área da mobilidade internacional. "O intercâmbio é uma oportunidade muito interessante de se inserir no contexto universitário de outros países. Gostaríamos de colocar isso no horizonte de vocês. E que os empresários da nossa região também vissem isso como qualificação de seus colaboradores, incentivando-os a buscar essa vivência", afirmou.

Cyrne apontou ainda a questão da língua estrangeira como maior barreira para o intercâmbio. "Essa não é uma dificuldade exclusiva nossa, mas de todo o Brasil. E é por isso que a Univates está lançando uma nova modalidade de curso de inglês", acrescentou, referindo-se ao "Projeto i", que dentre seus pilares, tem o incentivo ao conhecimento do idioma por parte de alunos, professores e funcionários.

Na sequência, a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, Viviane Bischoff, apresentou as opções de mobilidade acadêmica oferecidas pela Instituição em 14 países, os pré-requisitos para participar e as oportunidades do Ciência sem Fronteiras, programa desenvolvido pelo Governo Federal que já está beneficiando sete alunos da Instituição. Ela também reforçou a necessidade de os estudantes despertarem para o aprendizado da língua inglesa, o idioma universal.

A parte mais esperada da noite foi a apresentação dos intercambistas estrangeiros que estão estudando na Univates e dos alunos que realizaram intercâmbio no semestre passado. Eles relataram suas experiências, contaram curiosidades, apresentaram previsões de gastos com moradia, alimentação e transporte, e abordaram questões climáticas, históricas e culturais dos países. A acadêmica de Letras Caroline Sulzbach foi uma delas. Ela retornou recentemente de Tübigen, na Alemanha, e com a ajuda de diversas fotos contou ao público como foram os meses no país europeu, procurando incentivar os colegas a participarem. "Quem tem a facilidade com a língua alemã deve aproveitar. Vocês têm uma mina de ouro nas mãos, basta querer", disse ela.

Inscrições para intercâmbio abrem dia 25

Os alunos interessados em realizar intercâmbio no segundo semestre de 2013 podem se inscrever no período de 25 de março a 6 de abril, no Setor de Atendimento ao Aluno. Para isso, devem apresentar a seguinte documentação: formulário de inscrição preenchido e foto 3x4, Curriculum Vitae; histórico escolar comprovando a aprovação em no mínimo 40% e máximo 90% das disciplinas do curso e bom desempenho nas avaliações; aprovação em teste de proficiência da língua falada no país de destino, válido por um ano (exceto para Portugal).

A seleção ocorrerá dias 9 e 10 de abril, e o resultado será divulgado no dia 12 do mesmo mês. Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/intercambio, pelo e-mail aaii@univates.br ou pelo fone (51) 3714-7019.

Escolha uma formação

Graduação presencial