Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Solenidade marca posse de conselheiros da Fuvates e Reitoria da Univates

Por Tuane Eggers

Postado em 04/01/2013 05:22:04


Compartilhe

Em cerimônia especial, realizada na noite da quinta-feira, dia 3, na Sala de Ginástica do Complexo Esportivo da Univates, tomaram posse os membros da presidência e os demais membros que compõem o Conselho Administrativo e o Conselho de Curadores da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), o Conselho Universitário, a Reitoria e demais dirigentes da Univates.

O ato solene contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Vilmar Thomé; prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt; 2º vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Padre Marcelo Fernandes de Aquino; e a presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Univates, Paula Abella.

O início da cerimônia foi marcado pela posse da presidência da Fuvates, assumida pelo professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, tendo como seu vice-presidente o professor Ney José Lazzari, eleitos para o exercício até dezembro de 2016.

Em sua fala, Cyrne destacou que o momento marca o início de um novo período, que traz renovação parcial no quadro de alguns membros da Fuvates, além de representar um grande desafio, para o qual pretende estabelecer sua própria marca. “É possível ter continuidade sem continuísmo. Essa mudança deve ocorrer com tranquilidade, sempre estabelecendo a nossa cultura e os nossos valores. Pautados pela regularidade na nossa administração, queremos defender nosso estatuto e nossos valores. Queremos ouvir a opinião de todos sem dispensar qualquer uma”, destacou o presidente da Fuvates, que ainda complementou dizendo que as portas da Instituição estão abertas a todos.

Na sequência, foi realizada uma homenagem ao professor Roque Danilo Bersch, que recebeu uma placa com uma bela mensagem por seus 39 anos de dedicação ao Ensino Superior do Vale do Taquari, dos quais 16 à frente da Fuvates. Ao fim de seu mandato como Presidente da Fundação, Bersch apresentou uma retrospectiva de sua trajetória no Ensino Superior, iniciada em 1969, quando recebeu a dica de matricular-se no Curso de Letras. “Em 1o de março de 1972 fui contratado como professor. Na época, houve uma aposta largamente generosa: a inclusão de ex-alunos no quadro de funcionários da futura Univates. Em 1978, assumi a presidência da Fuvates e em 1997 chegamos à Unidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior”, relatou Bersch.

Para a Reitoria da Univates, gestão 2013/2016, após eleição ocorrida no mês de novembro, os professores Ney José Lazzari e Carlos Cândido da Silva Cyrne foram reeleitos para as funções de reitor e vice-reitor, respectivamente. A chapa única, composta por Lazzari e Cyrne, contou com 89% de aprovação dos membros da Assembleia da Fuvates, professores do quadro de carreira, alunos regulares dos cursos de graduação, sequenciais e pós-graduação e funcionários concursados.

Em sua fala, Ney Lazzari destacou que a Univates é uma presença e uma referência. “Somos difusores e concretizadores de uma causa; pois além de ser regional, ela é comunitária. Pessoas de inúmeros segmentos da sociedade integram os conselhos. A Univates é pública”, ressaltou. Também em seu discurso, ele abordou alguns números da Instituição: 13 mil alunos, 343 professores em cursos de graduação, mais de 90% dos professores com título de mestrado ou doutorado e 60 mil metros quadrados de área construída.

O reitor da Univates também elencou uma série de prioridades da Instituição para os próximos anos, como: construção de mais salas de aulas e laboratórios; construção do Tecnovates; avanço na área da pesquisa; implantação do Curso de Medicina; projeto de internacionalização e continuidade da construção da nova Biblioteca e Teatro. “Os números traduzem-se em qualidade do que se faz, conforme recente avaliação do Ministério da Educação, que classifica a Univates como a terceira melhor instituição de ensino não pública do Brasil. Todas as pessoas são importantes nesse processo”, destacou Lazzari. Para 2013, a previsão de orçamento da Univates é de R$ 113 milhões, dos quais R$ 60 milhões serão para o pagamento de salários e encargos.

“A Univates é exemplo de sucesso de uma causa. Somos pessoas especiais e podemos comemorar feitos comuns. Queremos desejar a todos décadas de novos desafios, pois o que realmente nos empolga no dia a dia é sabermos que podemos chegar ainda melhores no futuro”, finalizou Lazzari.

O presidente da Abruc, Vilmar Thomé, destacou a importância da Univates para a região do Vale do Taquari, que consegue manter-se bem financeiramente e estar em constante desenvolvimento. Para a representante dos estudantes na ocasião, Paula Abella, ele deixou a seguinte mensagem: “Você tem uma incumbência muito importante, pois representa os estudantes de uma das melhores instituições de ensino do país”. Thomé ainda acrescentou que não há instituição qualificada sem professores e funcionários qualificados e comprometidos e sem uma ação comunitária qualificada. "Não é possível desenvolver um projeto acadêmico de alto nível sem estudantes comprometidos como são os da Univates. Basta ver pelas avaliações do MEC”, observou.

Assumiram ainda seus cargos a Pró-Reitora de Ensino (Proen), Luciana Carvalho Fernandes; o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex), Carlos Cândido da Silva Cyrne; o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional (Prodesi), João Carlos Britto e o Pró-Reitor de Administração (Proad), Oto Moerschbaecher. Na ocasião, também foram apresentados os diretores de Centros e os coordenadores de Curso da Univates. Após o ato solene, os convidados foram recepcionados com um coquetel no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo.

Confira os membros da Fuvates que tomaram posse para a gestão 2013/2016:

Conselho de Administração da Fuvates

Carlos Cândido da Silva Cyrne

Ney José Lazzari

Bruno Pivatto

Cláudio André Klein

Cláudio Pedro Schumacher

Dalor Roberto Heberle

Eloni José Salvi

Ervino José Scheeren

Flávio Antonio Ferri

Gilberto Antonio Piccinini

Ítalo Reali

Roque Danilo Bersch

Conselho de Curadores da Fuvates

Representantes da Assembleia Geral: Ari Kunzel, Valmor Arsildo Kappler, Adriano José de Azeredo e Adalberto Schnorrenberger

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade: Roberta Salvini e Dani José Petry

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Lajeado: Dalva da Silva Pohren e Ito José Lanius

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Lajeado: Giuvan Rotta de Azambuja e César Antoniazzi

Confira os Diretores e Vice-Diretores de Centro da Univates, respectivamente:

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): Magali Teresinha Quevedo Grave e Eduardo Périco

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec): Mouriac Halen Diemer e Daniel Neutzling Lehn

Centro de Ciências Humanas e Jurídicas (CCHJ): Fernanda Pinheiro Brod e Daiani Clesnei da Rosa

Centro de Gestão Organizacional (CGO): Júlia Elisabete Barden e Evania Schneider

Centro de Educação Profissional (CEP): Edí Fassini

Texto: Ana Paula Vieira Labres


 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.