Inovates aprova mais cinco empresas incubadas

Por Tuane Eggers

Postado em 22/11/2012 13:19:01

A Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates aprovou, por meio do seu comitê diretor, no último dia 9 de novembro, a incubação de mais cinco novos projetos. São eles:

Ressonare: automação de processos para Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), monitoramento remoto pela rede GSM e equipamentos autônomos. Projeto, desenvolvimento e instalação de equipamentos autônomos personalizados para soluções ambientais na indústria, agricultura, pecuária e organizações que têm essa necessidade;

Belle Alimentos: criação de uma linha inovadora de alimentos a ser produzida tanto com insumos fornecidos por agroindústrias locais como pelas próprias agroindústrias. Trata-se de uma parceria em que tanto o fornecimento de insumos como a terceirização da produção poderão ressaltar o valor da atividade agroindustrial, com a fabricação de produtos capazes de unir sabor, raízes culturais, saúde e criatividade, em sintonia com as tendências do mercado, especialmente direcionados ao público feminino;

Logicart: aplicativo Pizza Delivery - este projeto visa a desenvolver um software para estabelecimentos que trabalham com tele-entrega. Trata-se de um sistema que facilite o atendimento, auxiliando o serviço oferecido, agilizando o processo e oferecendo funções agregadas, resultando assim em um atendimento mais rápido e eficiente, visto o tempo entre atendimento e entrega de um pedido de pizza ser muitas vezes um fator diferencial na decisão de compra;

Greentech: percebendo a evolução e a carência do mercado no uso de energias renováveis, e vendo o potencial de aplicabilidade de algumas tecnologias nesta área, a empresa visa a desenvolver produtos de forma economicamente viável e sustentável, porém com o mesmo potencial. Um dos produtos a ser desenvolvido é o tubo solar, que poderá ser utilizado como uma luz secundária para o horário diurno, podendo ter a eliminação da luz convencional, reduzindo o consumo e o custo de energia elétrica;

ADML – Laboratório de Processos Ambientais: a demanda por serviços ambientais vem crescendo, seja pela necessidade impositiva do Estado obrigando empreendedores a cumprirem parâmetros ambientais, seja pela competitividade entre organizações. O serviço a ser oferecido pelo Laboratório de Testes de Operações Unitárias vem justamente colaborar com essa demanda, pois auxilia projetistas, fabricantes de máquinas e empreendedores a encontrar as melhores condições operacionais para seus processos.

Conforme o coordenador da incubadora, professor Rogério Kober, a entrada dessas cinco novas empresas consolida a Inovates como um exemplo a ser seguido por outras incubadoras. “Certamente a Inovates é uma das incubadoras com o maior número de empresas incubadas do Rio Grande do Sul”, relata o professor Kober. A entrada dessas empresas coroa com êxito os nove anos de existência da Inovates, criada em dezembro de 2003, e contribui de forma significativa desenvolvendo e apoiando o empreendedorismo na região.

O fato é comprovado a partir de alguns números, pois atualmente as empresas da Inovates geram cerca de 100 empregos diretos e indiretos, e as empresas graduadas, que são as que já passaram pelo processo de incubação de três anos e estão no mercado, tiveram faturamento de mais de R$ 4,6 milhões. Conforme Kober, o valor representa geração de empregos e mais arrecadação de impostos para Lajeado e região. As novas empresas iniciarão suas atividades nos próximos dias e contarão com apoio na gestão e no desenvolvimento de seus produtos e serviços.

Atualmente a incubadora possui 17 empresas incubadas. Além das já citadas, são: Alvap, DosaCon, Parisotto Economizadores de Energia, Retta Tecnologia da Informação, Flycam, Studioa, WO Design, Customers, SIS – Soluções, Inovações e Serviços, Qualy Vida Temperos, Kdoze e TG Engenharia Empresarial. Também já foram graduadas pela Inovates oito empresas: Agora TV, COAPEX, Sol7, STW Automação, CMA, Paralelo Produtora, Visãoi e Carmelito Alimentos.

Fonte: Incubadora Tecnológica da Univates – Inovates

Escolha uma formação