DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 2, Nº 3, 2010 - CCBS






ENFERMEIROS DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA




Resumo: Como o número de enfermeiros na docência do ensino técnico em Enfermagem apresenta-se em crescimento contínuo, buscou-se com este estudo sintetizar e caracterizar os artigos científicos sobre os enfermeiros docentes do ensino técnico em Enfermagem. Como metodologia utilizou-se a Revisão Integrativa proposta por Cooper (1982). A coleta de dados compreendeu o período de 1999 a 2009, a partir das bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF, sendo encontrados nove artigos científicos que fizeram parte da amostra. Este estudo visa a incentivar o enfermeiro docente para sua qualificação profissional, a fim de que se relacionem os conhecimentos da enfermagem enquanto ciência aos conhecimentos da prática didático-pedagógica, formando profissionais competentes e técnicos em enfermagem mais bem preparados e consequentemente melhor assistência em enfermagem.

Palavras-chave: Docente de Enfermagem. Educação Profissionalizante. Educação em Enfermagem/ensino médio. Prática do Docente de Enfermagem.

 


Leia o artigo completo

 



Voltar