DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 2, Nº 3, 2010 - CCBS






CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O SEU TRABALHO E A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO RECURSO EM SALA DE AULA



Resumo: A educação infantil fornece elementos para o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) da criança. O professor de educação infantil passa um período de tempo significativo com a criança, sendo importante na sua formação. A estimulação precoce (EP) pode ser um instrumento decisivo nas aquisições da criança, qualificando seu desenvolvimento e corrigindo eventuais atrasos no DNPM. Neste artigo buscou-se analisar as concepções de oito professores sobre sua formação e seu trabalho com crianças, num contexto geral, e os seus conhecimentos sobre a estimulação precoce, especificamente. Os resultados indicam que os professores têm uma visão positiva do seu trabalho e buscam formação complementar para qualificar-se. Em relação à EP, no entanto, não há clareza quanto ao seu significado e aplicabilidade na escola, havendo uma percepção de que se relaciona essencialmente à criança portadora de atrasos no DNPM.

Palavras-chave: Pedagogia. Educação Infantil. Estimulação precoce.

 


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