DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 2, Nº 2, 2010 - CCHJ






A SECRETÁRIA EXECUTIVA, O MARKETING PESSOAL E OS ADVOGADOS DOS ESCRITÓRIOS DE VENÂNCIO AIRES/RS




Resumo: O presente estudo objetiva verificar se os advogados dos escritórios de advocacia de Venâncio Aires/RS possuem conhecimentos sobre marketing pessoal e se a secretária executiva pode auxiliá-los no seu desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento. Destaca a importância do marketing pessoal e apresenta um relato sobre a história da secretária, bem como sobre marketing e marketing pessoal. Também traz um estudo sobre marketing jurídico, visando a demonstrar a sua importância e as limitações para os profissionais da área. O estudo se caracteriza como exploratório e quali-quantitativo, baseado em fontes secundárias e primárias. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário enviado por correio eletrônico aos advogados dos sete escritórios de advocacia de Venâncio Aires/RS e, em um caso específico, entregue pessoalmente pela pesquisadora no período de 09 a 23 de outubro de 2009. Foram aplicados 21 questionários no total. Ao final, verificou-se que os advogados possuem alguns conhecimentos sobre marketing pessoal e que a secretária executiva tem espaço para atuar com eles nas mais diversas situações do dia a dia, mas são poucos os que têm esta pessoa atuando em seus escritórios.

Palavras-chave: Secretária Executiva. Marketing Pessoal. Marketing Jurídico. Advogados de escritórios de advocacia de Venâncio Aires/RS.


 


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