DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 1, Nº 4, 2009 - CETEC







Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina


Juliane Prediger
Luana Berwangere
Marlete Finke Mörs


Resumo: Apesar de a Matemática estar presente no cotidiano das pessoas, ela não tem uma boa receptividade, chegando a ser a disciplina de menos interesse nas escolas, o que se percebe principalmente a partir das séries finais do Ensino Fundamental. Procurando entender os motivos pelos quais isso acontece, planejou-se e desenvolveu-se uma pesquisa com alunos e professores das séries iniciais e séries finais do Ensino Fundamental. Conforme o depoimento dos discentes e docentes apresentados neste artigo, percebe-se que não há somente um responsável pelo descontentamento, ou pela não receptividade, em relação à disciplina da Matemática, mas são vários os fatores envolvidos.

Palavras-chave: Prática escolar. Papel da Matemática. Descontentamento do aluno.

 


Leia o artigo completo

 



Voltar