DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 1, Nº 4, 2009 - CETEC






Aulas experimentais são eficazes?


Tamara Uebel
Rosilene König


Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o aproveitamento das aulas experimentais, tendo em vista a valorização do ensino que alicerça-se nas idéias dos alunos, e abordar atividades experimentais visando à construção do conhecimento. O estudo foi realizado com duas turmas de 8ª série da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, contemplando 32 alunos. Primeiramente aplicou-se um primeiro questionário de caráter exploratório sobre o tema magnetismo. A seguir, ministraram-se em uma turma duas aulas predominantemente experimentais, e em outra turma semelhante duas aulas predominantemente teóricas. Após concluir as duas unidades didáticas nas diferentes turmas, aplicou-se o segundo questionário. Como resultado da investigação, percebeu-se que os alunos da aula experimental obtiveram melhor desempenho conceitual no segundo questionário.

Palavras-chave: Investigação. Ideias dos alunos. Aulas experimentais. Aprendizagem.

 


Leia o artigo completo

 



Voltar