DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 1, Nº 3, 2009 - CCBS






Perfil profissional do estimulador precoce nas Apae's dos
Vales do Taquari e Rio Pardo



Resumo: A aprendizagem de crianças com atraso no desenvolvimento é facilitada pela experiência de um profissional conhecedor das etapas maturativas do desenvolvimento neuropsicomotor infantil. O objetivo desta pesquisa foi verificar a existência do profissional em Estimulação Precoce (EP) nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) estudadas, sua formação acadêmica e específica na área. O estudo classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. Foram enviados 16 questionários por meio eletrônico e um questionário pelo correio para as 17 APAESs existentes nas Regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Os dados coletados foram analisados por meio de tabulação manual e apresentados em forma de quadros, constatando-se que a maioria dessas APAEs possui o setor de EP e que a maioria dos profissionais, independente da formação acadêmica, possuem curso específico na área.

Palavras-chave: Estimulação Precoce. Profissão. Formação.


 


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