DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 1, Nº 3, 2009 - CCBS







Concepções de docentes de curso técnico em enfermagem sobre o Sistema Único de Saúde



Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar e comparar o desenvolvimento motor de crianças com idades entre seis e 12 meses que ficam em tempo parcial com aquelas que permanecem em tempo integral em quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) de um município de médio porte do Vale do Taquari/RS. A pesquisa consiste de um estudo de campo, descritivo, explicativo, de caráter quantitativo. Como instrumento de avaliação, utilizou-se a Escala de Milani-Comparetti, método quantitativo usado para mensurar as aquisições funcionais motoras da criança e suas estruturas reflexas. Mesmo não tendo sido feita a comparação do desenvolvimento motor, pois todas as crianças pesquisadas permaneciam em tempo integral nas EMEIs, ressalta-se a relevância do estudo, visto que das 19 crianças avaliadas, onze apresentam atraso em algumas aquisições motoras esperadas para suas faixas etárias.

Palavras-chave: Avaliação. Desenvolvimento motor. Escolas de Educação Infantil.

 


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