DESTAQUES ACADÊMICOS, ANO 1, Nº 2, 2009 - CCHJ







Aprendizagem de crianças com deficiências por intermédio do brincar



Resumo: O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que reflete o processo de aprendizagem por intermédio do brincar de um menino diagnosticado com autismo leve em sessões de psicomotricidade relacional. O estudo é de caráter qualitativo, modalidade estudo de caso. A coleta de informações baseou-se no uso da observação participante. As informações coletadas possibilitaram organizar as seguintes categorias: a) aprendizagens nas rotinas de entrada e de saída das sessões; b) trajetória de jogo da criança e; c) situações de exercício. Foi possível refletir que o brincar exerce significativa influência na aprendizagem do menino participante, uma vez que puderam ser observadas demonstrações emocionais, produções de brincar, ampliação do repertório de movimentos e as organizações para iniciar e parar de brincar. O auxílio e a ajuda psicomotora para brincar são fundamentais ao exercício das capacidades das crianças com deficiências.
Palavras-chave: Aprendizagem e desenvolvimento. Deficiência. Brincar.

 


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