O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho e tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até recentemente eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Para comemorar a data, o Museu de Ciências da Universidade do Vale do Taquari - Univates organizou a palestra Que história contarei aos meus netos?, evento que abordará aspectos como o direito a um ambiente saudável e a responsabilidade para com as gerações futuras. A ação está prevista para acontecer no dia 6 de junho, a partir das 8h30min, no auditório do Prédio 7.
A atividade será ministrada pela professora doutora Luciana Turatti, dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados. A inscrição deve ser realizada pelo e-mail do Museu (mcn@univates.br) ou pelo ramal 5505.
O que é o Dia do Meio Ambiente?
O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho de cada ano e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente. Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.
A data busca promover ações em todo o mundo para chamar a atenção para questões ambientais e incentivar a participação da população em atividades que visam a conservar e melhorar o meio ambiente. O Dia do Meio Ambiente reforça a responsabilidade compartilhada por todos em cuidar do planeta, garantindo a sustentabilidade e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
É importante destacar que a preservação do meio ambiente é uma preocupação global e envolve diversos aspectos, como o combate às mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, a proteção dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável. O Dia do Meio Ambiente é um momento para refletirmos sobre essas questões e agirmos de forma mais consciente em relação ao impacto humano no planeta.
Saiba mais sobre a ministrante
Luciana Turatti é pós-doutora em Direito pela Universidade de Sevilha, na Espanha (2019). Possui doutorado (2014) e mestrado (2003) em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc e graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001).
Atualmente é professora adjunta da na Univates, onde ministra as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Ambiental, no curso de Direito. Professora permanente do PPGAD e do PPGSAS. Também é professora colaboradora do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Justiça Ambiental ASAS: Alimentos, Saberes e Sustentabilidade e pesquisadora do grupo de pesquisas Práticas Ambientais, Comunicação, Educação e Cidadania, ambos credenciados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Políticas Públicas Ambientais atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, recursos hídricos, governança, meio ambiente, resíduos, agroecologia, saberes locais, descolonização dos saberes e responsabilidade ambiental.