Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Meio Ambiente, Vale do Taquari

Reunião da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul é realizada na Univates

Por Isabel Pavan

Postado em 14/06/2019 14:38:45


Compartilhe

Isabel Pavan

Nesta sexta-feira, dia 14, foi realizada reunião da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Anualmente são realizados dois encontros, dos quais devem participar os curadores de cada um dos Herbários vinculados à Rede. Quem esteve presente na reunião pôde conhecer o Museu de Ciências (MCN) e as coleções do Herbário do Vale do Taquari (HVAT), localizado na Instituição, além de assistir a palestras de qualificação.

A doutora em Botânica e professora da Univates Elisete de Freitas é a atual curadora do HVAT e coordenadora da Rede de Herbários do RS. Segundo ela, todos os anos são realizadas diferentes atividades para qualificar os profissionais que atuam nas coleções. Nesta edição as discussões e palestras objetivaram conceder um treinamento para a adequada digitalização dos acervos.

Assuntos que visam a contribuir para melhorar as condições e resolver questões pertinentes às coleções dos Herbários, como a busca por recursos em órgãos de fomento, foram discutidos na reunião. “Desta vez inovamos com mais atividades, inclusive algumas abertas para estudantes e graduados de Ciências Biológicas e outras áreas afim, na parte da tarde”, comenta a professora. A maior novidade deste ano foi a transmissão das atividades para todos os herbários da Rede Brasileira de Herbários.

O encontro é uma promoção da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul e da Univates, por meio do MCN, e conta com o apoio do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.

Saiba mais

Tuane Eggers

A maior parte das Instituições de Ensino e/ou Pesquisa nas áreas ambientais, segundo Elisete, tem herbário e cada um tem o seu curador. O HVAT integra a Rede de Herbários do RS, junto a herbários de diversas instituições, mas o número exato é desconhecido. “Alguns não participam das reuniões e não respondem e-mails. A atualização desses dados é uma meta da atual coordenação da Rede”, explica a professora.

A coordenação da Rede de Herbários do Rio Grande do Sul é composta pelos seguintes herbários e curadores:
Herbário do Vale do Taquari (HVAT) - Univates - Elisete Maria de Freitas (coordenadora);
Porto Alegre - Colégio Anchieta (Paca) - Unisinos - Maria Salete Marchioretto (vice-coordenadora);
Herbário da Universidade de Caxias do Sul (Hucs) - Felipe Gonzatti (secretário);
Herbário do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MPUC) - Cristiane F. Jurinitz (vice-secretária);
Herbário Santa Maria Departamento de Biologia (SMDB) e Herbário Bruno Edgar Irgang (HBEI) - curadores ou representantes compõem o Conselho Deliberativo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar