Quarta-feira é dia de Naturalista por um dia na Univates. A atividade busca estimular o gosto pelas ciências naturais, biotecnologia, arqueologia e por estudos sobre o meio ambiente e química. Além disso, visa a promover o contato dos estudantes da educação básica com os diferentes ambientes acadêmicos, como laboratórios de biologia molecular, luparia, microbiologia, microscopia e química. Os minicursos, destinados às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, iniciam no dia 27 de abril.
O projeto é dividido em três módulos: Biodiversidade, Ambiente e Desenvolvimento e Biotecnologia. Esses módulos repassam informações sobre pesquisas que são realizadas na Instituição e trazem práticas para os alunos participantes. Dessa forma, as escolas conhecerão o Museu de Ciências Naturais (MCN), participarão de minicursos alocados nos três diferentes módulos e obterão conhecimento científico com professores pesquisadores e alunos de graduação da Univates.
Os cursos de graduação envolvidos no projeto são: Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), História, Engenharia Ambiental, Química Industrial e Comunicação Social.
Escolas que tiverem interesse em participar podem realizar inscrição com o MCN, sala 100 do Prédio 8, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505.
Confira os módulos e assuntos analisados:
Biodiversidade
- A flor e a reprodução das plantas
- Animais silvestres: aprendendo de forma lúdica
- Ecologia dos insetos
- Viajando no mundo dos ácaros
- Observação microscópica de células vegetais
Ambiente e Desenvolvimento
- Ambiente e sustentabilidade
- Entre vasos e pontas pensando o patrimônio cultural e ambiental
- Química no dia a dia
- Reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da construção de minhocários domésticos
- Viagem ao mundo invisível
Biotecnologia
- Biogás: a energia invisível
- Extração de DNA humano e suas aplicações
- Extração de óleos essenciais
- Extração do DNA vegetal morango
- Isolamento de microrganismos com potencial biotecnológico
Texto: Ana Amélia Ritt