Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes dos cursos de Direito e de Relações Internacionais desenvolvem projeto de horta comunitária como experiência de extensão

Postado as 07/12/2022 16:32:36

Por Redação Univates

Um projeto realizado nos cursos de Direito e de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no Atelier Extensionista do componente curricular Direitos Humanos, está desenvolvendo um projeto que visa contribuir com a implantação de uma horta comunitária na rua Atos Prinz Falkenbach, no bairro Universitário, em Lajeado. O grupo tem como componentes os acadêmicos Júlia Serpa, Kevin Nascimento, Laísa Dias, Laura Motta e Laura Wathier. 

Conforme a professora responsável, doutora Luciana Turatti, os universitários foram desafiados, desde o início do semestre, a pensar em uma proposta de intervenção relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grupo que desenvolveu a horta comunitária atrelou seu projeto ao ODS 2 -  Fome Zero e Agricultura Sustentável e também ao ODS 11 que trata das Cidades e Comunidades Sustentáveis. Os resultados das intervenções foram apresentados em um seminário no próprio componente curricular na noite do dia 06 de dezembro, denominado de Ciranda de Compartilhamento.

Acervo Pessoal - Divulgação

“A ideia era que eles promovessem alguma intervenção na comunidade que tenha caráter de fato extensionista, e não somente assistencialista, ou seja, a intervenção de fato precisa permitir a interação com o grupo social escolhido e gerar a transformação da realidade social, não podendo, portanto, se resumir a uma atividade pontual”, detalha a docente. O objetivo é promover a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade.

Os estudantes partiram da Lei nº 9.159, de 5 de julho de 2013, que criou em Lajeado o Programa “Horta Comunitária” e, por meio deste dispositivo legal, relacionaram a sua proposta com a área do Direito. Ao longo dos últimos meses, o grupo se reuniu rotineiramente com os integrantes da comunidade do entorno da horta comunitária, com a finalidade de apresentar e de desenvolver a iniciativa. Inicialmente foram colhidas informações com a equipe da Estação Semear, grupo que promove a criação de espaços desse tipo e a educação sustentável e que iniciou os trabalhos na horta. 

Acervo Pessoal - Divulgação

Os acadêmicos se envolveram ativamente no preparo do local e na busca das condições necessárias - inclusive as de infraestrutura -, para que a horta pudesse ser criada. A atuação do grupo de acadêmicos também foi no sentido de oferecer espaço aos moradores para que pudessem se posicionar e participar em todas decisões. 

Os estudantes avaliam que a proposta desenvolvida foi relevante para a comunidade, uma vez que conseguiram auxiliar os moradores vizinhos da horta e outras pessoas envolvidas com questões burocráticas e a intermediação com órgãos públicos. 

A tarefa estimulada pela sala de aula da Universidade já produz resultados visíveis: a aquisição das mudas para plantio, o interesse crescente dos envolvidos, e mais recentemente está sendo pensado um projeto para instalação de calhas para captação da água da chuva. 

Ao final da iniciativa, a horta foi entregue aos moradores com um documento de orientação. Os estudantes também elaboraram uma cartilha com a finalidade de conscientização sobre a criação de uma horta comunitária. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-2