Alunos de escolas de Lajeado pintam renas na ação Adote uma Rena Natalina, do Natal do Coração

Postado as 25/11/2022 16:11:05

Por Natalia Nissen

Divulgação

Alunos das escolas públicas de Lajeado participam da ação Adote uma Rena Natalina, realizando pinturas artísticas nas renas da decoração da Aldeia do Noel, no Parque Professor Theobaldo Dick. A iniciativa faz parte da programação do Natal do Coração, evento realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que conta com a parceria da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do projeto de extensão Interarte.

O projeto articulou voluntários extensionistas, artistas regionais e escolas do município para despertar a magia do Natal nas crianças. As pinturas, que têm como tema “Natal Encantado”, iniciaram no dia 8 de novembro.

A primeira rena foi pintada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Capitão Felipe Dieter, do bairro Imigrante. A artista voluntária Elisete Colombo Lazzari criou a arte, que foi executada por nove alunos da turma do 5º ano da escola, com auxílio de estudantes voluntários da Univates. A artista aplicou moldes com fita para que as crianças usassem como guia para pintar as renas com cores primárias e também para criar novas cores a partir da mistura de tintas. Outra rena foi customizada por uma turma de 46 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Manuel Bandeira, sob a coordenação do artista voluntário Lucas Nunes.

Conforme os extensionistas, durante as ações, observou-se que os alunos estavam empolgados para desenvolver o trabalho. As crianças relataram que a experiência foi especial e diferente da rotina da sala de aula. Os alunos também demonstraram orgulho do resultado das intervenções artísticas, que ficarão expostas na Aldeia do Noel para visitação do público e das escolas, que organizarão um passeio com as turmas.

Também participam da iniciativa alunos da Emef Guido Arnoldo Lermen, Emef São Bento, Emef Vida Nova, do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e Colégio Madre Bárbara. Os artistas envolvidos são Eduardo Wart, Elisete Colombo Lazzari, Gin Arts, Luísa Wathier, Lucas Nunes, Lucas Baldissera e Maiara Cristina Bauer.

Interarte

O projeto de extensão Interarte promove a inserção da arte no ambiente escolar e incentiva novas aprendizagens para crianças e adolescentes de escolas de Lajeado e de outros municípios do Vale do Taquari. É coordenado pelos professores Simone Heineck Tavares e Augusto Alves e conta com a participação da bolsista Andressa Eckert e de outros estudantes voluntários.

Logo ods