Projeto de extensão Interarte realiza ações na EEEF São João Bosco, em Lajeado

Postado as 19/08/2022 10:01:46

Por Natalia Nissen

A arte como meio de comunicação e de expressão foi tema de duas atividades realizadas por extensionistas do projeto Interarte na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) São João Bosco, localizada no bairro Conservas, em Lajeado. As oficinas foram realizadas para alunos do 6º ano.

Os acadêmicos que integram o projeto de extensão da Univates promoveram atividades de modelagem de objetos tridimensionais utilizando materiais como jornal, fita, papel kraft e cola feita com farinha e água. Segundo a extensionista Andressa Eckert, o trabalho contribui para o desenvolvimento da visão espacial e da noção de proporção, estimulando a autonomia e o pensamento reflexivo dos alunos.

Divulgação

Durante as oficinas, os alunos foram provocados a refletir sobre o coletivo e suas individualidades, compreendendo as diferenças e os laços afetivos construídos. As atividades propostas também têm o objetivo de favorecer a formação integral dos extensionistas a partir das experiências que envolvem o conhecimento acadêmico e o empírico. “É um aporte pedagógico que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades importantes, tanto para os estudantes da Univates quanto para os alunos beneficiados pelo projeto”, destaca Andressa.

Interarte

O projeto de extensão Interarte promove a inserção da arte no ambiente escolar e incentiva novas aprendizagens para crianças e adolescentes de escolas de Lajeado e de outros municípios do Vale do Taquari. É coordenado pelos professores Simone Heineck Tavares e Augusto Alves e conta com a participação da bolsista Carolina Scorsatto Ferreira, da futura bolsista Andressa Eckert e de outros seis estudantes voluntários.

Logo ods