Natália Bottoni
Na noite da última sexta-feira, 30 de novembro, e na manhã de sábado, dia 1º de dezembro, ocorreu o Seminário Integrador Estágios/Pibid/Residência Pedagógica da Univates. O evento permitiu o diálogo entre os estudantes dos cursos de licenciatura da Instituição e os professores das escolas parceiras, que acolhem estagiários, bolsistas de iniciação à docência e residentes da Universidade todos os anos.
Natália Bottoni
Na sexta-feira, o evento contou com a apresentação da peça teatral Mulher pelo grupo de teatro do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo. Inspirada na obra Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur, a encenação emocionou o público ao levantar questões relacionadas ao ser mulher, como violência, abuso, amor e feminilidade.
Em seguida, a professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates Suzana Feldens Schwertner ministrou a palestra Saberes docentes na escola contemporânea. A profissional reforçou a importância de o docente mostrar o mundo aos alunos e ao mesmo tempo permitir a sua própria transformação, a partir da perspectiva dos estudantes.
Natália Bottoni
No sábado, o seminário teve a participação do grupo Dança na FOK: educando corpo e mente através do movimento, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal. Foi uma oportunidade para os estudantes mostrarem a atividade artística que praticam durante a semana, que envolve o físico, o cognitivo e o social de cada um.
Posteriormente, nas rodas de formação, discentes de licenciatura da Univates apresentaram os 100 trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. A partir deles foram discutidos avanços e propostas de continuidade. Conforme a coordenadora dos estágios dos cursos de licenciatura e docente orientadora da Residência Pedagógica, Márcia Solange Volkmer, a motivação e o empenho dos alunos ficaram evidentes ao mostrar os trabalhos qualificados realizados nas escolas. Nesse sentido, propõem-se a valorização dos saberes docentes e o reconhecimento do conhecimento produzido no espaço escolar, afirma.