Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa de Incentivo às Licenciaturas

Formação de docentes em pauta na Univates

Por -

Postado em


Compartilhe

Durante quatro dias a formação de professores e a educação básica estarão em debate na Univates. Tiveram início nesta quarta-feira, dia 24, o I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, o VI Seminário Institucional do Pibid Univates e o III Seminário Observatório da Educação Univates. A programação segue até o próximo sábado, dia 27, buscando promover reflexões sobre a formação docente nas diferentes áreas do conhecimento.
 
Com a palestra "O Pibid e a valorização do magistério", Claudete Batista Cardoso, coordenadora-geral de Programas de Valorização do Magistério/Capes, ministrou a primeira atividade do dia. “Todo país em desenvolvimento precisa melhorar o oferecimento da educação, disponibilizando ensino com mais qualidade e de forma igualitária”, afirmou a palestrante.
 
Segundo ela, o baixo desempenho da escola brasileira está diretamente relacionado à ação pedagógica. “Um professor de qualidade é aquele que consegue mexer com a capacidade do aluno e nós estamos aqui para discutir justamente isso”, garante Claudete.
 
A abertura oficial do evento, no entanto, acontece no turno da noite, às 19h, no auditório do Prédio 7. Na sequência ocorre a conferência “Políticas Públicas para a formação de professores e para a Educação Básica”, com os palestrantes Alessandra Santos de Assis (UFBA) e Nilson de Souza Cardoso (UECE e presidente do ForPibid).
 
Já na quinta-feira, dia 25, às 8h30min, grupos temáticos discutirão sobre alfabetização e letramento, currículo e interdisciplinaridade, docência e formação, educação e diferenças, educação e tecnologias e experiências pedagógicas. No turno da tarde ocorrem oficinas.
 
Participação Internacional
As atividades contarão com a presença de professores e pesquisadores da América Latina e da Europa. De Barranquilla, na Colômbia, o pesquisador Armando Aroca Araújo participará de mesa-redonda sobre docência e formação e a doutora Nélia Amado, da Universidade de Algarve, de Portugal, abordará o tema educação e tecnologias, também em mesa-redonda. No sábado a rofessora Maria Alfredo Moreira, da Universidade do Minho, de Portugual, realiza a palestra de encerramento sobre formação de professores. 
 
A programação completa pode ser conferida no site www.univates.br/seminariopibid. Mais informações pelo e-mail seminariopibid@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5761.
 
Texto e fotos: Artur Dullius
 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar