Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

21 Fevereiro de 2025

Cerimônia empossa dirigentes e conselhos da Univates e mantenedora para período entre 2025 e 2028

- Laura Corrêa 1/23

Cerimônia empossa dirigentes e conselhos da Univates e mantenedora para período entre 2025 e 2028

Postado as 21/02/2025 10:30:18

Por Lucas George Wendt

O Teatro Univates foi palco, ontem (20), da solenidade de posse da nova reitoria da Universidade do Vale do Taquari - Univates, bem como do Conselho Curador, Conselho Fiscal e da Diretoria da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - Fundação Univates, entidade mantenedora da instituição. O evento foi destinado a convidados e ao público externo.  

A cerimônia de posse foi acompanhada por dezenas de autoridades acadêmicas, locais, regionais e estaduais. No evento, também foi realizada a posse dos coordenadores de curso de graduação, dos coordenadores dos cursos Stricto Sensu (Programas de Pós-Graduação), coordenadores dos cursos técnicos do Centro de Educação Profissional (CEP), da diretora e do vice-diretor do CEP, da diretora do campus da Univates em Bento Gonçalves e diretora de graduação da Univates. Além disso, foi realizada a apresentação dos atuais integrantes do Conselho Universitário - Consun.

Na Univates, a professora Evania Schneider continuará à frente da reitoria, após ser reeleita no fim de 2024 para mais um mandato de quatro anos. Ela contará com a professora Cíntia Agostini como vice-reitora, que também preside o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). A eleição, realizada em novembro, teve chapa única, com percentual de aprovação de 87,62% dos 1.058 votos computados.  

Quanto à Fundação Univates, a presidência ficará a cargo do professor Carlos Candido da Silva Cyrne, eleito em assembleia geral no mesmo período. Esta será sua terceira gestão na mantenedora, tendo ocupado o cargo entre 2013 e 2020. Ele substituirá o professor Ney José Lazzari, que esteve na presidência nos últimos quatro anos e, agora, atuará como suplente no Conselho de Curadores. Como vice-presidente, Cyrne terá ao seu lado o professor Junior Roberto Willig, que também ocupará o cargo de diretor administrativo da Fundação. 

Discursos

O professor Ney Lazzari se despediu oficialmente da presidência da Fuvates, marcando também sua saída dos cargos efetivos na Univates, após mais de 40 anos de trajetória na instituição. “Estive aqui por 47 anos”, comentou ele, sendo um dos poucos membros a vivenciar todas as fases da universidade. Ele ressaltou a importância das universidades na promoção do pensamento inovador, no fomento ao empreendedorismo e na formação de cidadãos preparados para os desafios futuros. Lazzari destacou que é possível criar uma instituição comunitária capaz de transformar a região e o país, agradecendo aos mais de 1.800 colaboradores, lembrando que tudo isso só é possível graças ao esforço coletivo de pessoas comprometidas e dedicadas.

Carlos Cândido da Silva Cyrne assumiu a direção da Fuvates, reforçando que “assumir a presidência não é apenas um ato formal, mas um compromisso com a história que nos construiu e com o futuro que vamos construir juntos. Que sigamos nosso propósito de ser a força que gera novas oportunidades e garantamos que nossa instituição seja exemplo de excelência e perseverança. Com ação integrada, reforçamos nosso compromisso de construir um futuro mais justo, sendo catalisadores do desenvolvimento regional e conectando o passado com o futuro”, afirmou.

“A nova gestão da Univates inicia seu mandato com um profundo reconhecimento àqueles que contribuíram para o crescimento da instituição nos últimos anos. Em especial, à Professora Doutora Fernanda Storck Pinheiro que homenageamos pelo seu trabalho e liderança enquanto vice-reitora e pró-reitora de Ensino durante a gestão 2021-2024. Também destacam-se os esforços conjuntos de reitores, dirigentes de ensino, representantes do poder público e parceiros institucionais, cujo apoio tem sido essencial para o desenvolvimento da universidade e da educação no Rio Grande do Sul”, disse Evania Schneider.  

“Reforçamos o compromisso da Univates com a inovação e a qualidade, no que destaco a importância da liberdade acadêmica e do papel da universidade na construção do conhecimento e no enfrentamento de desafios globais. A colaboração entre docentes, gestores e técnicos têm garantido a excelência da nossa instituição, refletida nas avaliações externas e no impacto positivo dos projetos desenvolvidos”.  

Por fim, ressalto que a Univates vai além de seus indivíduos, sendo um verdadeiro motor de desenvolvimento para toda a sociedade regional. A universidade se mantém firme em seu propósito de impulsionar oportunidades e transformar vidas, sempre pautada na pesquisa, na experimentação e na criação de soluções inovadoras. A nova gestão expressa sua gratidão a todos os envolvidos e deseja sucesso aos que compartilham essa missão”. 

O evento teve falas do presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc, professor Rafael Frederico Henn; do Vice-Prefeito de Lajeado, Guilherme Cé e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, professora Simone Stülp que, no ato, representou o governador em exercício do RS Gabriel Souza. 

Confira a nominata da Universidade e da Fundação

Univates

Reitora: Evania Schneider

Vice-reitora: Cintia Agostini

Pró-reitor de Ensino e Extensão: Tiago Weizenmann

Diretora de Graduação: Gabriela Kniphoff do Silva Lawisch

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers

Diretora do CEP: Grasiela Kieling Bublitz 

Vice-diretor do CEP: Jeandres Kauê Ernesto Rosa

Diretora do campus da Univates em Bento Gonçalves: Roberta Pozza 

 

Clique aqui para conferir a lista dos coordenadores dos cursos de pós-graduação, cursos de graduação e cursos técnicos. 

Fundação Univates

Presidente: Carlos Cândido da Silva Cyrne

Vice-presidente e diretor administrativo: Júnior Roberto Willig

Diretora financeira: Sandra Maribel Auler

Diretor jurídico: Álex Sandro Herold

Secretário: Diéferson Wickert

 

Conselho de Curadores

Conselheiros titulares

Camile Bertolini Di Giglio

Ivandro Carlos Rosa

Fernando Röhsig

Júlia Elisabete Barden

Marcos Rogério De Castro Frank

 

Conselheiros suplentes

Adilson Carlos Metz

Fernanda Storck Pinheiro

Ivete Susana Kist

Ney José Lazzari

Renata Casagrande Galiotto

 

Conselho Fiscal

Conselheiros titulares

Valmor Arsildo Kappler

Bruno De Medeiros Teixeira

Elaine Görgen Strehl

Joni Zagonel

Miguel Arenhart

 

Conselheiros suplentes

Samuel Martim De Conto

Rogério José Schuck

Fernando Ataide Silva Jorge

João Pedro Arruda

Dieres Kaefer Martins

 

Membros do Conselho Universitário (Consun)

Amália Luisa Winter Berté

Angela Maria Haberkamp

Bernardete Bregolin Cerutti

Carlos Cândido da Silva Cyrne

Carlos Sandro Pinto Dorneles

Cássia Regina Gotler Medeiros

Cintia Agostini

Cláudia Inês Horn

Daniel Neutzling Lehn

Daniela Schmitt Fuhr

Edí Fassini

Fernanda Scherer Adami

Fernanda Storck Pinheiro

Flávio Roberto Meurer

Gisele Dhein

Gustavo Reisdörfer

Isabele Togni Sebben

Italo Gabriel Neide

Jocieli Lucca

Júnior Roberto Willig

Kári Lúcia Forneck

Luciano Nunes Duro

Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers

Luiz Fernando Kehl

Mabel Kniphoff Agostini

Márcia Solange Volkmer

Mateus Dalmáz

Merlin Janina Diemer

Mouriac Halen Diemer

Roberto Pretto

Rodrigo Moreira César

Sandra Maribel Auler

Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Tatiele Gisch Kuntz

 

Fotos oficiais dos empossados

Professor Carlos Cyrne

Professor Carlos Cyrne

Professor Luis Timmers

Professor Tiago Weinzenmann

Professora Evania Schneider

Professor Juniior Willig

Professora Cintia Agostini

Reitoria empossada

Laura Corrêa

Laura Corrêa

Laura Corrêa

Laura Corrêa

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen

Airton Saussen