Conforme os indicadores do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 (divulgados no final de 2017), apenas 6% dos cursos avaliados no Brasil conseguiram conceito máximo na prova. Entre eles está o curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade do Vale do Taquari - Univates, que, em uma escala de 1 a 5, recebeu nota 5 no Enade.
A Univates teve 57% dos cursos com notas excelentes e 43% dos cursos com notas consideradas satisfatórias. O resultado é semelhante à média das instituições públicas. As públicas tiveram 59% dos cursos com conceito 4 e 5. Já as privadas conseguiram atingir apenas 22% de notas 4 e 5. Na média geral brasileira, as notas excelentes (4 e 5), que comprovam alta qualidade, ficam restritas a apenas 30,75% dos cursos avaliados.
Cursos avaliados no último ciclo:
Biomedicina - nota 3
Estética e Cosmética - nota 5
Farmácia - nota 3
Nutrição - nota 4
Fisioterapia - nota 4
Educação Física (bacharelado) - nota 4
Enfermagem - nota 3
Importância para o estudante
Para Angélica Paludo, estudante de Estética e Cosmética que realizou a prova do Enade, ter participado do processo foi muito importante para sua formação. “Quando fui chamada realmente não sabia a importância do Enade para o estudantes. Mas, após fazer a prova, consegui notar que, mais do que um desafio no meu currículo, foi um desafio pessoal e profissional. Meu conhecimento era medido exatamente pelo que sei. Em provas da Universidade também nos sentimos desafiados, mas é diferente, porque quem monta nossas provas são as mesmas pessoas que nos passam o conhecimento. No Enade é uma junção de muitas questões enviadas de todas as partes do País, é conhecimento geral e amplo do assunto. As perguntas que eu não sabia responder pensava: ‘se isso está aqui é porque é importante, preciso saber’. Foi um desafio, um autoconhecimento”, comenta a estudante.
Segundo Angélica, a qualidade do curso, confirmada no resultado da prova, é um reflexo da qualidade dos professores. “Os professores nos tratam como colegas e amigos desde o momento em que entramos da Universidade. Deixam-nos à vontade para questionar e tirar dúvidas. São extremamente esforçados, buscam conhecimento e atualização no mercado de trabalho constantemente, nos passando novas informações tão imediato quanto recebem. São nossas inspirações e lutam por nós. Isso nos motiva a querer mais. Sentimos a responsabilidade de retribuir e manter o conceito máximo, por eles e por nós”, finaliza ela.
Próximo ciclo avaliativo:
A prova é de participação obrigatória aos acadêmicos concluintes inscritos, que estão no final do curso e se preparando para a formatura.
Neste ano farão a prova os estudantes dos cursos:
a) bacharelados em Administração, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Design, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia;
b) tecnológicos em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Logística.
O concluinte que for inscrito e não comparecer ao exame torna-se estudante em situação irregular e fica sob pena de não colar grau e, consequentemente, não receber o diploma de conclusão de curso até que a situação esteja regularizada.
O Enade segue o ciclo avaliativo trienal e ocorre no segundo semestre de cada ano. Além da prova, o estudante concluinte deve responder ao Questionário do Estudante, também obrigatório.