Um campus em constante evolução
O campus sede da Univates possui área de 566.262,59 m², na qual estão localizados 26 prédios, com área construída de 80.683,76 m². A cada semestre a Instituição realiza diversas ações pelo campus buscando solucionar os problemas apontados pelos acadêmicos.
Algumas obras abordam a ampliação da infraestrutura e outras a manutenção dos espaços já construídos, buscando tornar o campus um lugar cada vez mais agradável de se estar, além de facilitar os estudos e a fruição dos pensamentos. O reflexo disso pode ser constatado na observação da estrutura atual, em comparação a alguns anos atrás.
Confira as principais obras que estão sendo realizadas na Instituição durante este semestre.
O que já foi feito…
- Rampa de acesso para cadeirantes no Serviço de Atendimento Jurídico (Sajur).
- Retorno viário em frente ao Centro Clínico.
- Reforma do posto de saúde do bairro Olarias para atuação dos estudantes de Medicina.
- Reformulação de salas administrativas no Prédio 9.
- Ampliação do laboratório de anatomia.
- Travessias elevadas (faixas de segurança) na rua Alberto Muller.
- Ampliação da área de estar aberta/coberta entre os prédios.
- Disponibilização de porta guarda-chuvas nas salas.
- Instalação da iluminação em led, com maior luminosidade, na rua Avelino Talini, o que busca aumentar a segurança do local.
- Adequação e ampliação dos estacionamentos de carros e motos no Prédio 18.
- Reforma da Rádio Univates.
- Inauguração do Centro Materno-Infantil, em Estrela.
- Na antiga biblioteca, localizada no Prédio 2, foram construídos gabinetes docentes para coordenadores de cursos, mestrando e bolsistas, além da nova sala temática do curso de Empreendedorismo.
O que está sendo feito…
- Central de resíduos e novo acesso com cancela, para automóveis e motos, serão instalados na rua Bento Rosa - o projeto aguarda apenas o licenciamento da prefeitura.
- Iluminação interna do Prédio 16 totalmente de led, gerando economia de até 50% na energia elétrica.
- Ampliação do laboratório de biorreatores da sede de Encantado.
O que vai ser feito…
- Cobertura no estacionamento de motos dos Prédios 17 e 18.
- Prédio 18 irá abrigar a Clínica de Odontologia.
- Criação de espaço de internato para o curso de Medicina no Hospital Bruno Born.
- Após a instalação da acessibilidade na parte externa dos prédios, agora inicia o processo de adequação interna. A primeira ação será a sinalização em braile dentro dos prédios.
Além dessas, outras obras de manutenção preventiva também são realizadas constantemente nas salas de aula. Mais informações podem ser obtidas no setor de Engenharia e Manutenção, pelo telefone (51) 3714-7016.
Motivação que vem do ambiente
Ana Petter e Maria Vitória Rempel, acadêmicas de gestão em Recursos Humanos e de Engenharia Civil, respectivamente, estão entre os estudantes que tiveram aulas na sala de Empreendedorismo. Para elas, ambiente como esse são visto com bons olhos e passam a ser espaços de motivação para os alunos. “Voltei a estudar este ano e não imaginava que existiam espaços como esse. A sala é maravilhosa e traz um outro formato de ensino. Nós ficamos mais à vontade, pois o clima é outro, não fica tão pesado”, conta Ana.
Já Maria está há mais tempo na Instituição e acompanhou de perto o desenvolvimento do campus durante os últimos quatro anos. “Desde que ingressei na Univates diversas mudanças já foram feitas, e vejo que todas facilitaram a convivência nas dependências da Universidade”, diz a estudante de Engenharia Civil.
Formulário de Infraestrutura
Buscando facilitar o canal entre os estudantes e a Instituição, a Univates disponibiliza também o formulário de Avaliação de Infraestrutura e Serviço, que pode ser acessado a qualquer momento no Universo Univates. Conforme o gerente do setor de Engenharia e Manutenção, Robledo Müller, as demandas solicitadas pelos alunos são divididas em dois processos, manutenção e investimento. “A manutenção ou melhora da estrutura já construída tem sido atendida em sua plenitude. Mas os novos investimentos são um processo mais demorado, pois passam por uma avaliação da reitoria”, conclui Müller.
Durante o primeiro semestre deste ano foram realizadas 49 solicitações, sendo 32 de manutenção (já executadas), 10 sobre questionamentos (resolvidos diretamente na resposta) e sete relacionadas a novos investimentos (que dependem de análise para a execução).
Texto: Artur Dullius