Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

10 Maio de 2016

Inovação Pedagógica

Desde fevereiro de 2016 os Centros de Gestão Organizacional (CGO), de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) contam com um apoio importante aos coordenadores e professores: o Coordenador Pedagógico. Além de dar suporte aos docentes, orientar atividades formativas e buscar soluções em conjunto para as demandas pedagógicas, cabe ao coordenador pedagógico auxiliar na organização e alteração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), documento que regulamenta os cursos perante o MEC.
 
Os coordenadores pedagógicos estão vinculados ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), aproximando o setor dos diretores, coordenadores e professores dos Centros. A ideia é que cada profissional consiga atender às especificidades de cada Centro dentro de suas áreas de conhecimento e desenvolver um trabalho 
técnico-pedagógico com o corpo docente para melhoria contínua dos processos de ensino e de aprendizagem.
 
Conheça o coordenador do seu Centro:
CCBS – Maurício Fernando Nunes Teixeira
CCHS – Tiago Weizenmann
CGO – Adriano Azeredo
CETEC – Luís Antônio Schneiders
 
Para o professor Teixeira, a objetivo final é que resultados reflitam no ensino e na aprendizagem em sala de aula. “Cada centro tem suas especificidades e o coordenador pedagógico poderá trabalhar junto aos professores as diversas ferramentas e metodologias disponíveis, sobretudo as ativas. A ideia é ampliar o
olhar sobre o processo de ensino e de aprendizagem e trazer para a sala de aula experiências significativas para os alunos”, conclui.
 
Já para Weizenmann, um dos desafios, agora, é a adequação dos PPCs das licenciaturas às novas diretrizes do MEC. “Temos dois anos para, em conjunto com os coordenadores e professores, estudarmos os projetos de curso frente às adequações necessárias. As novas diretrizes pretendem corroborar a ideia de que
o futuro professor tenha discussões e experimentações prático-teóricas sobre a docência ao longo de todo o curso, reforçando a qualidade da formação”, comenta. Conforme o docente, vários professores já procuraram auxílio para discutir metodologias e práticas que podem aperfeiçoar os processos dentro da sala de aula. “Vai ser um trabalho de parceria, de apoio. Estamos disponíveis para articular, discutir, assessorar coordenadores e docentes no processo de aprendizagem”, finaliza.

 

Clique para ampliar