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Notícias

18 Abril de 2016

Inovação Pedagógica

Há cinco anos a Univates iniciava discussões sobre o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Tema recorrente em eventos sobre educação, as metodologias ativas mostraram-se tão eficientes na construção de habilidades e conhecimentos que já estão sendo exigidas pelo MEC como pré-requisito para oferta de vários cursos. 
 
O Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates, NAP, já capacitou, desde 2012, 96 professores em fóruns de Metodologias Ativas. Além disso, 51 professores realizaram oficinas e 63 participaram de palestras sobre o tema. 
 
Mas o que são metodologias ativas? Você, aluno da Univates, certamente já cursou alguma disciplina que utilizou essa abordagem. Todos os Centros estão estudando e aplicando em sala de aula esse conjunto de técnicas que, falando de forma resumida, tem o processo de aprendizado como centro do planejamento das aulas. O professor passa a assumir o papel de orientador, mediador da aprendizagem, dando apoio na construção dos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades dos estudantes. O estudante passa a ser ativo em seu aprendizado, adquirindo autonomia na pesquisa. 
 
Experiência enriquece a sala de aula
 
Luís Antônio Schneiders, coordenador do Curso de Redes e Computadores e professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, experimenta o uso das metodologias ativas em suas disciplinas. Para ele, o choque inicial é inevitável, tanto para o docente quanto para o aluno. “Com as novas ferramentas o professor migra da ideia de transmissão de conhecimentos, na qual o mais graduado 'ensina' o menos graduado, para a ideia de centrar os esforços, estratégias e ações no aprendizado. E esse processo não é simplesmente inverter o foco, retirando-o do mais graduado ao menos graduado. O foco é o aprendizado”, comenta. 
 
Schneiders explica que, quando o aluno se engaja na ideia de tornar o aprendizado o foco do trabalho, há uma mudança na postura do estudante. “O aluno já não aceita mais passar uma noite inteira de aula como um sujeito passivo, isto é, apenas como ouvinte. Este estudante passa a ser questionador, mais participativo e passa a abastecer-se de conhecimentos oriundos de outras fontes. Para este novo estudante, a mediação e a orientação por parte do professor passa a ter mais significado do que uma infinidade de conhecimentos pré-formatados, sintetizados e transmitidos a partir de slides”, ressalta. 
 
 
Uniapren: apoio para qualificação do ensino
 
Os alunos da Univates que desejam sanar dúvidas de aprendizagem contam com um espaço diferenciado: o Laboratório de Aprendizagem Uniapren, localizado na sala 101 do Prédio 3. Dividido em três ambientes – apoio didático-pedagógico, sala de formação tecnológica e setor de produção de materiais –, o espaço realiza oficinas, oferece monitorias e disponibiliza materiais para os estudantes. A realização das oficinas surgiu em função das dúvidas que muitos alunos apresentavam às monitorias. 
 
Confira os serviços que são oferecidos aos estudantes: 
- monitorias em diferentes áreas de conhecimento;
- um ambiente adequado para estudo;
- oficinas para alunos;
- atendimento psicopedagógico;
- relação de repositórios de objetos de aprendizagem;
- ambientes virtuais de autoestudo.
 
Os professores também recebem suporte. Para os docentes são oferecidas oficinas e apoio individual sobre uso de tecnologias para a construção de conhecimento e também auxílio na adaptação de materiais didático-pedagógicos, tendo em vista o atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades especiais.
 
Texto: Elise Bozzetto
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