Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Conheça processos que têm aprimorado a Autoavaliação dos cursos de mestrado e doutorado da Univates

Postado as 03/12/2024 10:30:17

Por Lais Pontin Matos, em colaboração com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univates

Nos últimos anos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, juntamente com a Comissão de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu, implementou processos para aprimorar a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Conheça as novidades que têm contribuído para a melhoria contínua da qualidade acadêmica e para o fortalecimento do compromisso da Instituição com a excelência em ensino, pesquisa e inovação dos PPGs:

- Revisão do formulário de Autoavaliação, tornando-o mais detalhado e adequado às demandas dos cursos e permitindo a realização de análises mais alinhadas às necessidades;

- Inserção do formulário no sistema que operacionaliza a Avaliação Institucional, o que possibilitou a digitalização do processo de coleta de dados e resultou em mais acessibilidade e eficiência para a participação da comunidade acadêmica;

- Implementação da avaliação da coordenação dos cursos pelos estudantes e colegiados, proporcionando um olhar mais direcionado sobre a gestão acadêmica e fortalecendo as relações entre coordenação, docentes e discentes;

- Acompanhamento bienal da pesquisa de empregabilidade dos diplomados, que permite avaliar o impacto dos cursos na trajetória profissional dos egressos e fornecer informações para a contínua melhoria dos programas.

Processos têm aprimorado a Autoavaliação dos cursos de mestrado e doutorado da Univates.

Divulgação Univates/Nicole Morás

No formulário de Autoavaliação dos cursos de mestrado e doutorado, os discentes podem realizar a autoavaliação, a avaliação das disciplinas e dos docentes. Também há espaços para registros e comentários. O processo avaliativo inicia um dia após o encerramento de cada disciplina, e o formulário permanece disponível por 30 dias.

O formulário é responsivo, ou seja, pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo tablet ou computador, por meio do link univates.br/avaliacao ou na Plataforma Univates. O preenchimento leva cerca de cinco minutos, e a identidade dos respondentes é mantida em sigilo, assegurando a confidencialidade das informações fornecidas.

O formulário é responsivo, ou seja, pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo tablet ou computador.

Divulgação Univates/Vitória Giovanella

Por meio da Avaliação Institucional, a comunidade acadêmica pode contribuir para o processo de melhoria da Univates, oferecendo feedbacks sobre a qualidade dos cursos, os serviços e a infraestrutura. Essa participação ativa ajuda a Instituição a identificar áreas de aprimoramento e permite o desenvolvimento de estratégias para atender às necessidades e expectativas dos discentes, docentes e demais membros da Universidade.

Já a Avaliação dos Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento durante todo o ano. Ela pode ser acessada pela Plataforma Univates, pela página univates.br/servicosinfra ou pelos QR Codes distribuídos em diversos pontos do campus. Para receber um retorno sobre o atendimento relacionado à demanda informada no formulário, é necessário que o usuário se identifique ao preencher a avaliação.

Você pode obter mais informações sobre a Avaliação Institucional pelo site, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail cpa@univates.br

Por meio da Avaliação Institucional, a comunidade acadêmica pode contribuir para o processo de melhoria da Univates.

Divulgação Univates/Lucas George Wendt

Logo ods-4