Desde que a Biblioteca se instalou no Centro Cultural, em 2014, seu acervo teve aumento de mais de 4 mil títulos e de mais de 14.000 volumes, totalizando 65.681 títulos e 162.684 volumes. Além disso, cerca de 840 mil empréstimos foram contabilizados nesse período.
Além dos livros impressos, a Biblioteca da Univates disponibiliza livros eletrônicos, conhecidos como e-books, por meio de dois acervos digitais: Biblioteca Virtual Universitária e Minha Biblioteca, que totalizam mais de 13 mil títulos.
O site da Biblioteca conta, ainda, com um espaço especial em que os acadêmicos podem sugerir livros a serem adquiridos. As sugestões são enviadas para avaliação dos coordenadores de curso, sendo efetuada a compra em caso de parecer positivo. Para sugerir materiais a serem adquiridos, acesse www.univates.br/biblioteca e clique no link Sugestão de Livros.
Nos últimos semestres, mais vagas de estacionamentos foram disponibilizadas. O número atual de vagas é de 2.055 para carros, 689 para motos, 37 para pessoas com deficiência (PCDs), 49 para ônibus e 53 para autolotações. A Univates considera que as vagas oferecidas são suficientes para todos os automóveis e motos que acessam o campus e todos os estacionamentos contam com iluminação e serviço de vigilância.
Em alguns locais dos estacionamentos sobram vagas constantemente – exemplos são ao lado do Prédio 1 e atrás do Complexo Esportivo. As vagas disponibilizadas em frente aos prédios são mais concorridas e, por isso, são mais rapidamente ocupadas. Além disso, a Univates entende a necessidade das coberturas nos estacionamentos de motos e está fazendo o investimento de acordo com a disponibilidade do caixa.
A cobrança do estacionamento tende a melhorar o atendimento e a facilitar o trânsito interno. A coordenação do sistema é feita pela empresa Estapar, e a Univates não arrecada lucros. Para facilitar a rotina dos frequentadores do campus, a Estapar disponibiliza um aplicativo que indica os locais com vagas desocupadas conforme o prédio de destino, além de outros benefícios.
Entre as vantagens para o usuário estão: controle de acesso automatizado e informatizado; cobertura de seguro para roubo, furto e colisão, garantindo o patrimônio dos usuários; serviços de primeiros socorros mecânicos, como carga de bateria, troca de pneu e combustível; monitoramento de todos os acessos com gravação digital, tanto para auxiliar na vistoria prévia dos veículos como em caso de ocorrência de sinistros e visualização das vagas disponíveis por meio de aplicativo.
Alunas e professoras gestantes ou com mobilidade reduzida podem utilizar as vagas de estacionamento destinadas às PCDs. No entanto, é indicado que a usuária cadastre a placa do seu veículo, pelo e-mail engenharia@univates.br, informando sua necessidade especial devido à sua gestação. As placas de sinalização das vagas atendem à norma NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos -, à Resolução nº 236/07 do Contran (Volume IV - Sinalização Horizontal) e à Resolução nº 304/08 do Contran (Vagas de PCR) e estabelecem que, além dos cadeirantes, essas vagas se destinam a gestantes e qualquer pessoa que apresente mobilidade reduzida, seja ela permanente ou temporária.
A Univates não pode instalar paradas de ônibus em terrenos não pertencentes à Instituição, mas constantemente encaminha as demandas dos estudantes aos órgãos competentes, em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em 2017 os espaços foram adequados para melhor atender as pessoas com deficiência. Não há previsão de ampliação do número de paradas em áreas da Instituição, no entanto, existe a possibilidade de ampliar as paradas envidraçadas em frente ao Centro Cultural. Sobre a qualidade das paradas, elas já foram ampliadas, tanto no tanto no comprimento quanto na largura.
Anteriormente estudada, a cobertura entre prédios e até as paradas de ônibus é inviável, tendo em vista o alto investimento. Vale lembrar, também, que a expansão do campus e a distância entre alguns prédios elevariam os custos dessa construção.
Além dos porteiros da empresa Star Service, o campus conta com os seguranças da empresa Estapar, responsável pelo estacionamento da Univates. Desde o último ano, dois pontos de atuação foram disponibilizados na rua Avelino Talini visando a facilitar a atuação da Brigada Militar. Portanto, a segurança dos veículos e dos acadêmicos foi reforçada.
Em todas as instituições de Ensino Superior existem dificuldades no atendimento das reprografias em horários de pico. Para tentar solucionar esse problema, a Univates implantou um novo sistema de impressões no campus. Por meio da empresa responsável pelo gerenciamento do sistema, a Selbetti, disponibiliza novos pontos de autoatendimento, para os quais o próprio usuário poderá enviar seu documento para impressão a partir do seu computador pessoal ou dos laboratórios de informática da Instituição, além do envio por e-mail como já vinha ocorrendo. Assim, o usuário também tem mobilidade para fazer a impressão em qualquer equipamento.
Em todo o campus, para autoatendimento e para os setores administrativos, foram substituídos 83 equipamentos de impressão e cópia. O equipamento com nova tecnologia permite envio de arquivos de qualquer plataforma para qualquer equipamento disponível no campus. A liberação de impressão pode ser realizada em qualquer estação de autoatendimento com o cartão institucional, ou com login e senha, ou com liberação móvel (pelo celular – QR Code).
Para utilizar o autoatendimento, os estudantes devem comprar créditos antecipadamente, por meio do site da Univates, com possibilidade de pagamento por cartão de crédito ou débito via PayPal ou em dinheiro na Central de Serviços da Selbetti no campus, localizada no Prédio 9. Os créditos ficam armazenados no código do usuário e não expiram.
O valor da impressão em preto e branco em tamanho A4 é de R$ 0,13 no autoatendimento e de R$ 0,20 na Central de Serviços da Selbetti no Prédio 9. A impressão colorida em tamanho A4 é de R$ 1,50 no autoatendimento e de R$ 1,80 na loja.
A retirada dos materiais ocorre nos 18 totens multifuncionais disponíveis no campus, sendo 12 para impressões e cópias em preto e branco e seis para serviços coloridos, que possibilitam impressões de arquivos em formato PDF ou Office a partir de qualquer dispositivo eletrônico, como smartphone, tablet, notebook e PC ou por meio de envio de e-mail para impressao@univates.br. As cópias também são realizadas no autoatendimento, conforme instruções disponíveis em www.univates.selbetti.info.
Totens de autoatendimento
Confira onde estão localizados os novos totens de autoatendimento disponibilizados pela Selbetti:
- Biblioteca, terceiro andar: impressão e cópia em preto e branco;
- Prédio 1, primeiro andar: impressão e cópia em preto e branco e colorida;
- Prédio 3, segundo andar: apenas impressão e cópia colorida;
- Prédio 9, terceiro andar, junto à praça de alimentação: impressão e cópia em preto e branco e colorida;
- Prédio 7, segundo andar: impressão e cópia em preto e branco;
- Prédio 11, segundo andar: impressão e cópia em preto e branco e colorida;
- Prédio 12, primeiro andar: impressão e cópia em preto e branco e colorida;
- Prédio 16, quarto andar: impressão e cópia em preto e branco e colorida;
- Prédio 17, segundo andar: apenas cópia e impressão colorida em A3;
- Prédio 18, térreo: impressão e cópia em preto e branco.
Plotagem e demais serviços
Os demais serviços, como plotagens, encadernações e atendimento para impressão ou cópia, e a entrega de encomendas são centralizados na loja do Prédio 9, que fica aberta de segunda a sexta-feira nos três turnos, sem fechar ao meio-dia, e nos sábados de manhã. O espaço foi ampliado e conta com equipamentos modernos e novos para o melhor atendimento dos usuários. No entanto, solicita-se que os alunos não deixem para realizar seus pedidos na noite da entrega dos trabalhos, pois imprevistos podem acontecer.
Em todos os semestres são estabelecidos os valores dos lanches, que, após tabulação, são registrados em planilha e mantidos até nova aprovação – que normalmente acontece no ano seguinte. Os estabelecimentos têm gastos com manutenção (aluguel, água, luz, gás e funcionários), e a Univates exige e fiscaliza o cumprimento de normas.
Bar e restaurante foram instalados nas dependências do Centro Clínico Univates, que foi inaugurado no início de 2016.
As lancherias investem em reformas estruturais para melhor atender os consumidores, assim como no aspecto visual, de pessoal e vestimenta. Porém, estão sempre em observação e análise por parte da Instituição.
A disponibilização dos produtos nos bares e restaurantes está diretamente ligada à oferta e demanda. O alto valor da matéria-prima utilizada para a produção desses alimentos torna-os produtos caros e, devido à baixa demanda, se tornam inviáveis para comercialização nos bares. Já houve maior oferta desse tipo de alimentos, porém eles eram descartados por estragarem devido à baixa procura.
A Univates sugere que os estudantes enviem sugestões de produtos específicos que possam ser disponibilizados para repassar aos fornecedores e, assim, facilitar a oferta de produtos que realmente sejam de interesse dos frequentadores do campus. As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail ouvidoria@univates.br
A escolha dos conteúdos e da carga horária de cada curso é feita seguindo as orientações dos Conselhos dos Cursos, ou seja, o que o coletivo de professores define no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
Da mesma forma, a ordem das disciplinas e seus pré-requisitos são definidos no PPC. Os estudantes podem enviar sugestões aos coordenadores de curso ou ao Diretório Acadêmico (DA) do seu curso, que representam os alunos nas reuniões dos Conselhos, as quais ocorrem mensalmente e contemplam essas questões, entre outras. As datas e os locais desses encontros podem ser conferidos com a coordenação do curso ou nos respectivos Centros.
Além disso, a Univates sempre busca atender ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) estabelece. Essas diretrizes regem a educação no Brasil, da Educação Infantil até a pós-graduação. Nelas estão contempladas competências que o profissional formado precisa ter, como, por exemplo: trabalhar em equipe, desenvolver projetos, ter posição questionadora e desenvolver habilidades de tomada de decisões. Dentre as questões, a humanização é um dos princípios que devem ser considerados na elaboração dos currículos dos cursos na atualidade, por isso existem disciplinas obrigatórias sobre sociologia, antropologia e temas contemporâneos.
O número de disciplinas com mais de 60 alunos oferecidas em 2018A representa apenas 0,74% do total de disciplinas. De acordo com o setor de Planejamento e Avaliação Institucional, a média de alunos por turma no primeiro semestre de 2018 é de 27,21. Muitas turmas continuam tendo entre 15 e 25 alunos, o que equivale a 40,09% das disciplinas.
PARA EVITAR QUE O NÚMERO DE ALUNOS EXCEDA O PLANEJADO PARA AS TURMAS, É IMPORTANTE QUE A MATRÍCULA SEJA SEMPRE REALIZADA DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO, POIS FREQUENTEMENTE ACONTECEM SOLICITAÇÕES FORA DO PRAZO PARA DISCIPLINAS JÁ LOTADAS. ISSO PODE OCORRER EXCEPCIONALMENTE com ALUNOS EM FASE FINAL DE CURSO, QUE PRECISAM CURSAR DISCIPLINAS ESPECÍFICAS PARA A CONCLUSÃO DOS ESTUDOS. PARA EVITAR O EXCESSO DE ALUNOS, OS COORDENADORES DE CURSO DESTINAM TURNOS ESPECIAIS PARA A ORIENTAÇÃO DE MATRÍCULAS.
2018A | ||
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TOTAL GERAL DE TURMAS CONFIRMADAS: 1.077 | ||
MÉDIA DE ALUNOS POR DISCIPLINAS CONFIRMADAS: 29.308/1.077 = 27,21 | ||
Disciplinas | Turmas | % |
Disciplinas com 14 ou menos alunos | 115 | 10,70% |
Disciplinas com 15 a 25 alunos | 431 | 40,09% |
Disciplinas com 26 a 35 alunos | 297 | 27,63% |
Disciplinas com 36 a 45 alunos | 147 | 13,67% |
Disciplinas com 46 a 55 alunos | 52 | 4,84% |
Disciplinas com 56 a 60 alunos | 27 | 2,51% |
Disciplinas com 61 ou mais alunos | 8 | 0,74% |
A oferta de disciplinas é estipulada pelos coordenadores de curso visando à integralização do curso, levando em conta o número de alunos aptos a cursarem a disciplina e a disponibilidade dos professores.
É importante que as provas de proficiência e as disciplinas organizadas por semestre sejam cursadas seguindo a organização estabelecida pelo currículo do curso, para que a falta de algum pré-requisito não dificulte a matrícula. Os alunos dos cursos de graduação e sequencial também têm a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos, que podem ser aproveitadas como eletivas.
Cada coordenador de curso reserva parte da sua carga horária de trabalho para atender os estudantes, com o objetivo de auxiliar nas questões curriculares e de conteúdos das disciplinas, além de sanar outras dúvidas. Participantes das últimas edições da Avaliação Institucional elogiaram, inclusive, a atuação de seus coordenadores por essa disponibilidade.
Se houver alguma dificuldade no agendamento de horário diretamente com o coordenador, a recomendação é que o acadêmico entre em contato com a respectiva direção de Centro. Se o coordenador não for encontrado em sua sala, o estudante também pode dirigir-se às salas dos Centros para buscar resolver algumas questões. Os horários disponíveis de cada professor podem ser consultados com as Secretarias dos Centros:
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ramais 5454 e 5455, sala 216 do Prédio 11, e-mail ccbs@univates.br
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), ramais 5227 e 5323, sala 218 do Prédio 11, e-mail cetec@univates.br
Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), ramais 5601, 5604 e 5605, sala 202 do Prédio 2, e-mail cchs@univates.br
Centro de Gestão Organizacional (CGO), ramais 5608 e 5609, sala 235 do Prédio 2, e-mail cgo@univates.br
Centro de Educação Profissional (CEP – cursos técnicos), ramais 5024 e 5025, sala 100 do Prédio 2, e-mail cep@univates.br
Centro de Ciências Médicas (CCM), ramais 5004 e 5790, sala 201 do Prédio 22, e-mail ccm@univates.br
A Univates busca, além de expandir o número de atividades que oferece aos seus estudantes, diversificar as oportunidades de aprendizagem com a realização de diferentes eventos.
Entre ciclos de palestras, conferências, formaturas, seminários, workshops, congressos, encontros, reuniões, aulas inaugurais, semanas acadêmicas, oficinas, palestras, visitas técnicas, viagens de estudos, jornadas e apresentações de trabalho de conclusão de curso, foram contabilizados cerca de 500 eventos em 2017, sem contar o número de atividades voltadas à arte e à cultura.
Entre as atividades realizadas estão eventos com números expressivos de participantes, como a Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional, o Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa), o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), o Seminário da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), o Congresso de Ciências, Tecnologia e Conhecimento e o Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade.
Além disso, a Instituição oferece cursos regulares de educação continuada nas áreas de gestão, saúde, comunicação social e design, informática, gastronomia, educação, engenharia, arquitetura, urbanismo, estética, cosmética, artes e nutrição. As atividades complementares são aprovadas pelos coordenadores de curso, mediante protocolo e adequação ao PPC. Sugestões de atividades podem ser enviadas diretamente aos coordenadores de curso.
Conforme resolução da Univates, a concessão de auxílios para participação em eventos e para realização de viagens de estudo pelos alunos dos cursos sequencial e de graduação deve considerar, prioritariamente, os seguintes critérios para a destinação dos recursos: viagens de estudo e visitas técnicas programadas pelo curso como atividade obrigatória de disciplina ou como atividade complementar; apresentação de trabalho em congressos, simpósios etc. em nome do curso/Instituição; financiamento prioritário para grupos de alunos, preferencialmente não cumulativo no ano; prioridade de financiamento para deslocamento, em segundo lugar para hospedagem e em terceiro lugar para inscrição. Os recursos são gerenciados por Centro, de acordo com as demandas apresentadas pelos coordenadores de curso e conforme avaliação dos Conselhos de Centro.
Para 2018, além do valor regularmente investido em compra de bibliografia, a Reitoria disponibilizou verba para ser investida na realização de viagens de estudos, a ser aplicada conforme indicação do DCE. Dessa forma, as solicitações sobre esses assuntos também podem ser realizadas com os representantes dos estudantes. Confira a tabela de saídas de campo realizadas durante o ano de 2017, divididas por Centro:
CENTRO | NÚMERO DE SAÍDAS DE CAMPO |
CCBS | 94 |
CCHS | 24 |
Cetec | 160 |
CGO | 13 |
A Univates se responsabiliza pela qualificação dos professores ofertando o programa de qualificação docente institucional. Dentro desse programa são realizadas atividades como: oficinas, que ocorrem no período de recesso das aulas, fórum de discussão da prática pedagógica e encontros individuais, que são realizados com os docentes encaminhados pelos coordenadores ou pela própria avaliação institucional, com a ideia de auxiliar na prática docente. A atividade tem foco nas questões didático-pedagógicas dos professores, envolvendo discussões sobre escolhas metodológicas, planejamento e processo de avaliação.