Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.
Desde que a Biblioteca se instalou no Centro Cultural, em 2014, seu acervo teve aumento de mais de quatro mil títulos e mais de 14.000 volumes, totalizando 645.255 títulos e 160.877 volumes. Além disso, cerca de 720 mil empréstimos foram contabilizados nesse período.
Além dos livros impressos, a Biblioteca da Univates oferece livros eletrônicos, conhecidos como e-books, por meio de dois acervos digitais: Biblioteca Virtual Universitária e Minha Biblioteca, que totalizam mais de 13 mil títulos.
O site da Biblioteca conta, ainda, com um espaço especial em que os acadêmicos podem sugerir livros a serem adquiridos. As sugestões são enviadas para avaliação dos coordenadores de curso, sendo efetuada a compra em caso de parecer positivo. Para sugerir materiais a serem adquiridos, acesse www.univates.br/biblioteca e clique no link Sugestão de Livros..
Nos últimos semestres, mais vagas de estacionamentos foram disponibilizadas. O número atual de vagas é de 2.057 para carros, 958 para motos, 49 para pessoas com deficiência, 49 para ônibus e 53 para autolotações. A Univates considera que as vagas oferecidas são suficientes para todos os automóveis e motos que acessam o campus e todas contam com iluminação e serviço de vigilância.
Em alguns locais dos estacionamentos sobram vagas constantemente – exemplos são ao lado do Prédio 1 e atrás do Complexo Esportivo. As vagas disponibilizadas em frente aos prédios são mais concorridas e, por isso, são mais rapidamente ocupadas.
Além disso, a Univates entende a necessidade das coberturas nos estacionamentos de motos e fará o investimento de acordo com a disponibilidade do caixa.
A cobrança do estacionamento tende a melhorar o atendimento e a facilitar o trânsito interno. A coordenação do sistema é feita pela empresa Estapar, e a Univates não arrecada lucros. Para facilitar a rotina dos frequentadores do campus, a Estapar disponibiliza um aplicativo que indica os locais com vagas desocupadas conforme o prédio de destino, além de outros benefícios.
Entre as vantagens para o usuário estão: controle de acesso automatizado e informatizado; cobertura de seguro para roubo, furto e colisão, garantindo o patrimônio dos usuários; serviços de primeiros socorros mecânicos, como carga de bateria, troca de pneu e combustível; e monitoramento de todos os acessos com gravação digital, tanto para auxiliar na vistoria prévia dos veículos como em caso de ocorrência de sinistros. A implantação da cobrança de estacionamento acompanha a tendência de outras universidades para melhorar a sistemática do trânsito interno.
A Univates não pode instalar paradas de ônibus em terrenos não pertencentes à Instituição, mas constantemente encaminha as demandas dos estudantes aos órgãos competentes, em conjunto com o Diretório Central de Estudantes (DCE). Não há previsão de ampliação do número de paradas em áreas da Instituição, no entanto, existe a possibilidade de ampliar as paradas envidraçadas em frente ao Centro Cultural. Sobre a qualidade das paradas, elas já foram ampliadas, tanto no sentido longitudinal quanto no transversal.
Anteriormente estudada, a cobertura entre prédios e até as paradas de ônibus é inviável, tendo em vista o alto investimento. Vale lembrar, também, que a expansão do campus e a distância entre alguns prédios elevariam os custos dessa construção.
Além dos porteiros da empresa Star Service, o campus conta com os seguranças da empresa Estapar, responsável pelo estacionamento da Univates. Desde o último ano, dois pontos de atuação foram disponibilizados na rua Avelino Talini visando a facilitar a atuação da Brigada Militar. Portanto, a segurança dos veículos e dos acadêmicos foi reforçada.
Em todas as instituições de Ensino Superior existem dificuldades no atendimento das reprografias em horários de pico. Há formas alternativas para evitar filas, como:
Sistema de encomendas do Ambiente Virtual: o acadêmico pode encomendar suas demandas encaminhando e-mail para absolutaencomendas@univates.br. No assunto do e-mail deve constar a loja em que o aluno deseja retirar o material, no corpo do e-mail devem ser informados o código e como deseja que seja feita a impressão (normal, duas por folha, quatro por folha, seis por folha, nove por folha, 16 por folha ou frente e verso). Caso haja algum serviço adicional (encadernação, capas da Univates), este deve ser informado. Assim, o acadêmico pode retirar seu material na loja sem que precise permanecer nas filas. O valor regular da cópia para o ano de 2017 é de R$ 0,15, e nesse serviço é de apenas R$ 0,11.
Terminal de autoatendimento: para facilitar a rotina dos usuários, as lojas da Selbetti oferecem a opção de autoatendimento, com computadores, impressoras e totens espalhados pelo campus. Os estudantes podem acessar o Ambiente Virtual, o e-mail da Univates, utilizar pen drive ou imprimir seus documentos mediante o fornecimento do código de aluno e senha. Não é preciso pagar o valor da impressão no ato, pois ele pode ser descontado via boleto de mensalidade.
O valor da cópia nesse serviço é de apenas R$ 0,11. Os terminais (computador/impressora) estão disponíveis nas lojas dos Prédios 1, 9, 12 e 16, além de no segundo andar do Prédio 11, no subsolo do Prédio 7 e no segundo andar do Prédio 17. Já o novo sistema, que conta com totens de autoatendimento, está disponível, inicialmente, nos Prédios 12 e 18 e na Biblioteca. Com esse sistema, o aluno passa a ter mais autonomia para imprimir seus materiais. É possível acessar o novo sistema nos totens com o Cartão Institucional ou com o usuário e senha do aluno. O acadêmico pode enviar o material por e-mail ou pelo celular e imprimi-lo nos totens disponíveis pelo campus.
À medida que o campus se expande, são criados novos ambientes para impressão em locais com mais circulação de estudantes. Por isso, foram disponibilizados terminais de autoatendimento da Selbetti no Estádio Olímpico e no terceiro andar da Biblioteca.
Se for solicitada para a empresa, que atualmente conta com aproximadamente 17 funcionários, a contratação de mais equipes de trabalho, provavelmente o custo das cópias será aumentado. Por isso, a Univates incentiva os usuários a utilizarem soluções alternativas, que, além de agilizarem os serviços, têm custo reduzido.
A cada semestre, os alunos de graduação e dos cursos técnicos recebem 40 cópias grátis para cada disciplina de 60 horas cursada. O sistema de cotas foi configurado para atender, inicialmente, apenas a impressões, mas, desde 2015, a empresa Selbetti foi autorizada a converter os demais serviços em cotas, de forma que todos possam se beneficiar.
Assim como nos demais serviços, a plotagem também é convertida em cotas. Em 2013, foi instalada nova plotter colorida na loja Selbetti do Prédio 12 e, em 2015, foi substituído outro equipamento por um novo, disponibilizando dois equipamentos mais modernos e novos para esse serviço. Além disso, também foi instalado um terminal de autoatendimento em uma das impressoras plotter, em que o aluno pode fazer sua plotagem. No entanto, solicita-se que os alunos não deixem para realizar suas plotagens na noite da entrega dos trabalhos, pois imprevistos podem acontecer com alguma das plotters.
Todos os semestres são debatidos valores dos lanches que, após tabulação, são registrados em planilha e mantidos até nova aprovação – que normalmente acontece no ano seguinte. Os estabelecimentos têm gastos com manutenção (aluguel, água, luz, gás e funcionários), e a Univates exige e fiscaliza o cumprimento de normas.
Bar e restaurante foram instalados nas dependências do Centro Clínico Univates, que foi inaugurado no início de 2016.
As lancherias investem em reformas estruturais para melhor atender aos consumidores, assim como no aspecto visual, de pessoal e vestimenta. Porém, estão sempre em observação e análise por parte da Instituição.
A disponibilização dos produtos nos bares e restaurantes está diretamente ligada à oferta e demanda. O alto valor da matéria-prima utilizada para a produção desses alimentos torna-os produtos caros e, devido à baixa demanda, se tornam inviáveis para comercialização pelos bares. Já houve maior oferta desse tipo de alimentos, porém eles eram descartados por estragarem devido à baixa procura.
A Univates sugere que os estudantes enviem sugestões de produtos específicos que possam ser disponibilizados para repassar aos fornecedores e, assim, facilitar a oferta de produtos que realmente sejam de interesse dos frequentadores do campus.
A escolha dos conteúdos e da carga horária de cada curso é feita seguindo as orientações dos Conselhos dos Cursos, ou seja, o que o coletivo de professores define no Projeto Pedagógico.
Da mesma forma, a ordem das disciplinas e seus pré-requisitos são definidos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Os estudantes podem enviar sugestões aos coordenadores de curso ou ao Diretório Acadêmico (DA) do seu curso, que representam os alunos nas reuniões dos Conselhos, as quais ocorrem mensalmente e contemplam essas questões, entre outras. As datas e os locais desses encontros podem ser conferidos com a coordenação do curso ou nos respectivos Centros.
Além disso, a Univates sempre busca atender ao que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) estabelece. Essas diretrizes regem a educação no Brasil, da Educação Infantil até a pós-graduação. Nelas estão contempladas competências que o profissional formado precisa ter, como, por exemplo: trabalhar em equipe, desenvolver projetos, ter posição questionadora e desenvolver habilidades de tomada de decisões. Dentre as questões, a humanização é um dos princípios que devem ser considerados na elaboração dos currículos dos cursos na atualidade, por isso existem disciplinas obrigatórias sobre sociologia, antropologia e temas contemporâneos.
O número de disciplinas com mais de 60 alunos oferecidas em 2017B representa apenas 1,07% do total de disciplinas. De acordo com o setor de Planejamento e Avaliação Institucional, a média de alunos por turma no segundo semestre de 2017 é de 24,93. Muitas turmas continuam tendo entre 15 e 25 alunos, o que equivale a 33,36% das disciplinas.
PARA EVITAR QUE O NÚMERO DE ALUNOS EXCEDA O PLANEJADO PARA AS TURMAS, É IMPORTANTE QUE A MATRÍCULA SEJA SEMPRE REALIZADA DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO, POIS FREQUENTEMENTE ACONTECEM SOLICITAÇÕES FORA DO PRAZO PARA DISCIPLINAS JÁ LOTADAS. ISSO PODE OCORRER EXCEPCIONALMENTE PARA ALUNOS EM FASE FINAL DE CURSO, QUE PRECISAM CURSAR DISCIPLINAS ESPECÍFICAS PARA A CONCLUSÃO DOS ESTUDOS. PARA EVITAR O EXCESSO DE ALUNOS, OS COORDENADORES DE CURSO DESTINAM TURNOS ESPECIAIS PARA A ORIENTAÇÃO DE MATRÍCULAS.
TOTAL GERAL DE TURMAS CONFIRMADAS: 1.118 | ||
---|---|---|
MÉDIA DE ALUNOS POR DISCIPLINAS CONFIRMADAS: 27.877/1.118 = 24,93 | ||
Disciplinas com 14 ou menos alunos | 270 | 24,16% |
Disciplinas com 15 a 25 alunos | 373 | 33,36% |
Disciplinas com 26 a 35 alunos | 215 | 19,23% |
Disciplinas com 36 a 45 alunos | 130 | 11,63% |
Disciplinas com 46 a 55 alunos | 87 | 7,78% |
Disciplinas com 56 a 60 alunos | 31 | 2,77% |
Disciplinas com 61 ou mais alunos | 12 | 1,07% |
A oferta de disciplinas é estipulada pelos coordenadores de curso visando à integralização do curso, levando em conta o número de alunos aptos a cursarem a disciplina e a disponibilidade dos docentes.
É importante que as provas de proficiência e as disciplinas organizadas por semestre sejam cursadas seguindo a organização estabelecida pelo currículo do curso, para que a falta de algum pré-requisito não dificulte a matrícula. Os alunos dos cursos de graduação e sequencial também têm a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos, que podem ser aproveitadas como eletivas.
Cada coordenador de curso reserva parte da sua carga horária de trabalho para atender a solicitações dos estudantes, com o objetivo de auxiliar nas questões curriculares e de conteúdos das disciplinas, além de sanar outras dúvidas. Participantes das últimas edições da Avaliação Institucional elogiaram, inclusive, a atuação de seus coordenadores por essa disponibilidade.
Se houver alguma dificuldade no agendamento de horário direto com o coordenador, a recomendação é que o acadêmico entre em contato com a respectiva direção de Centro. Se o coordenador não for encontrado em sua sala, o estudante também pode dirigir-se às salas dos Centros para buscar resolver algumas questões. Os horários disponíveis de cada professor podem ser consultados com as Secretarias dos Centros:
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ramais 5454 e 5455, sala 216 do Prédio 11, e-mail ccbs@univates.br
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), ramais 5227 e 5323, sala 218 do Prédio 11, e-mail cetec@univates.br
Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), ramais 5604, 5605 e 5606, sala 202 do Prédio 2, e-mail cchs@univates.br
Centro de Gestão Organizacional (CGO), ramais 5607, 5608 e 5609, sala 235 do Prédio 2, e-mail cgo@univates.br
Centro de Educação Profissional (CEP - Cursos Técnicos), ramais 5024 e 5025, sala 100 do Prédio 2, e-mail cep@univates.br
A Univates busca, além de expandir o número de atividades que oferece aos seus estudantes, diversificar as oportunidades de aprendizagem com a realização de diferentes eventos.
Entre ciclos de palestras, conferências, seminários, workshops, congressos, encontros, reuniões, aulas inaugurais, semanas acadêmicas, oficinas, palestras, visitas técnicas, viagens de estudos, jornadas e apresentações de trabalho de conclusão de curso, foram contabilizados mais de 60 eventos em 2016, sem contar o número de atividades voltadas à arte e à cultura.
Entre as atividades realizadas estão eventos com números expressivos de participantes, como o CRIExp, a Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional, a Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Sociais, o Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa), o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), o Seminário da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), o I Congresso de Biotecnologia da Região Sul (BiotecSul), o Congresso Estadual de Educação Física na Escola – A Educação Física na Área das Linguagens, o Congresso de Ciências Biológicas do Vale do Taquari, o Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – Atividades do Curso de Medicina, o III Simpósio de Enfermagem do Vale do Taquari e a II Mostra de Trabalhos Acadêmicos do CCBS: Curso de Enfermagem.
Além disso, a Instituição oferece cursos regulares de educação continuada nas áreas de gestão, saúde, comunicação social e design, informática, gastronomia, educação, engenharia, arquitetura, urbanismo, estética, cosmética, artes e nutrição. As atividades complementares são aprovadas pelos coordenadores de curso, mediante protocolo e adequação ao Projeto Pedagógico do Curso. Sugestões de atividades podem ser enviadas diretamente aos coordenadores de curso.
Conforme resolução da Univates, a concessão de auxílios para participação em eventos e para realização de viagens de estudo pelos alunos dos cursos sequencial e de graduação deve considerar, prioritariamente, os seguintes critérios para a destinação dos recursos: viagens de estudo e visitas técnicas programadas pelo curso como atividade obrigatória de disciplina ou como atividade complementar; apresentação de trabalho em congressos, simpósios etc. em nome do curso/Instituição; financiamento prioritário para grupos de alunos, preferencialmente não cumulativo no ano; prioridade de financiamento para deslocamento, em segundo lugar para hospedagem e em terceiro lugar para inscrição. Os recursos são gerenciados por Centro, de acordo com as demandas apresentadas pelos coordenadores de curso e conforme avaliação dos Conselhos de Centro.
Para 2017, além do valor regularmente investido em compra de bibliografia, a Reitoria disponibilizou verba para ser investida na realização de viagens de estudos, a ser aplicada conforme indicação do DCE. Dessa forma, as solicitações sobre esses assuntos também podem ser realizadas com os representantes dos estudantes. Confira a tabela de saídas de campo realizadas durante o ano de 2016, divididas por Centro:
CENTRO | NÚMERO DE SAÍDAS DE CAMPO |
---|---|
CCBS | 102 |
CCHS | 28 |
CCTEC | 155 |
CGO | 20 |
A Univates se responsabiliza pela qualificação dos professores ofertando o programa de qualificação docente institucional. Dentro desse programa são realizadas atividades como: oficinas, que ocorrem no período de recesso das aulas, fórum de discussão da prática pedagógica e encontros individuais, que são realizados com os docentes encaminhados pelos coordenadores ou pela própria avaliação institucional, com a ideia de auxiliar na prática docente. A atividade tem foco nas questões didático-pedagógicas dos professores, envolvendo discussões sobre escolhas metodológicas, planejamento e processo de avaliação.