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Desde o segundo semestre de 2014, a Biblioteca da Univates está localizada no Centro Cultural.
Nesse período, o acervo teve aumento de mais de três mil títulos e mais de 10.000 volumes, totalizando 63.814 títulos e 156.537 volumes. Além disso, cerca de 435 mil empréstimos foram contabilizados.
Além dos livros impressos, a Biblioteca da Univates oferece livros eletrônicos, conhecidos por e-books, por meio de dois acervos digitais: Biblioteca Virtual Universitária e Minha Biblioteca, que totalizam mais de dez mil títulos.
O site da Biblioteca conta, ainda, com um espaço especial em que os acadêmicos podem sugerir os livros a serem adquiridos. As sugestões são enviadas para avaliação dos coordenadores de curso, sendo efetuada a compra em caso de parecer positivo. Para sugerir materiais a serem adquiridos, acesse www.univates.br/biblioteca e clique no link Sugestão de Livros.
Nos últimos semestres, mais vagas de estacionamentos foram disponibilizadas. O número atual de vagas é de 1.939 para carros, de 710 para motos, de 37 para pessoas com deficiência, de 49 para ônibus e de 53 para autolotações. A Univates considera que as vagas oferecidas são suficientes para todos os automóveis e motos que acessam o campus e todas contam com iluminação e serviço de vigilância.
Em alguns locais dos estacionamentos sobram vagas constantemente – exemplos são ao lado do Prédio 1 e atrás do Complexo Esportivo. As vagas disponibilizadas em frente aos prédios são mais concorridas e, por isso, são mais rapidamente ocupadas.
Além disso, a Univates entende a necessidade das coberturas nos estacionamentos de motos e irá fazer o investimento de acordo com a disponibilidade do caixa.
A cobrança do estacionamento tende a melhorar o atendimento e a facilitar o trânsito interno. A coordenação do sistema é feita pela empresa Estapar e a Univates não arrecada lucros. Para facilitar a rotina dos frequentadores do campus, a Estapar disponibiliza um aplicativo que indica os locais com vagas desocupadas conforme o prédio de destino, além de outros benefícios.
Entre as vantagens para o usuário estão: controle de acesso automatizado e informatizado; cobertura de seguro para roubo, furto e colisão, garantindo o patrimônio dos usuários; serviços de primeiros socorros mecânicos, como carga de bateria, troca de pneu e combustível; e monitoramento de 100% dos acessos com gravação digital, tanto para auxiliar na vistoria prévia dos veículos como em caso de ocorrência de sinistros.
A iniciativa de cobrança de estacionamento acompanha a tendência de outras universidades para melhorar a sistemática do trânsito interno. Além disso, a mudança visa a proporcionar reflexão sobre as formas de deslocamento da população, buscando promover a utilização do transporte público.
Além dos guardas da empresa Star Service, o campus conta com os seguranças da empresa Estapar, responsável pelo estacionamento da Univates. Portanto, a segurança dos veículos e dos acadêmicos foi reforçada.
Anteriormente estudada, a cobertura entre prédios e até as paradas de ônibus é inviável, tendo em vista o alto investimento. Vale lembrar, também, que a expansão do campus e a distância entre alguns prédios elevariam os custos dessa construção.
Em todas as instituições de Ensino Superior existem dificuldades no atendimento das reprografias em horários de pico. Há formas alternativas para evitar filas, como:
Sistema de encomendas do Ambiente Virtual: o acadêmico pode encomendar suas demandas encaminhando um e-mail para absolutaencomendas@univates.br. No assunto do e-mail deve constar a loja onde o aluno deseja retirar, no corpo do e-mail o código e como deseja que seja feita a impressão (normal, 2 por folha, 4 por folha, 6 por folha, 9 por folha, 16 por folha ou frente e verso).
Caso houver algum serviço adicional (encadernação, capas da Univates), deve-se informá-lo. Assim o acadêmico poderá retirar na loja sem que precise permanecer nas filas. O valor regular da cópia para o ano de 2016 é de R$ 0,13, e nesse serviço é de apenas R$ 0,11.
Terminal de autoatendimento: para facilitar a rotina dos usuários, as lojas da Absoluta oferecem a opção de autoatendimento com computadores e impressoras. Os estudantes podem acessar o Ambiente Virtual, o e-mail da Univates, utilizar pen drive ou imprimir seus documentos mediante o fornecimento do código de aluno e senha. Não é preciso pagar o valor da impressão no ato, pois ele pode ser descontado via boleto de mensalidade.
O valor da cópia nesse serviço é de apenas R$ 0,11. Os terminais estão disponíveis nas lojas dos Prédios 1, 9, 12, 16 e 18. Além disso, terminais de autoatendimento também estão localizados no segundo andar do Prédio 11, no subsolo do Prédio 7 e no segundo andar do Prédio 17. Estão sendo testadas novas soluções de ampliação e modernização do autoatendimento para o próximo semestre.
À medida que o campus se expande, são criados novos ambientes para disponibilizar lojas em locais com mais circulação de estudantes. Por isso, foram criadas lojas da Absoluta no Estádio Olímpico, sala 111 do Prédio 18, com horário de funcionamento das 18h20min às 22h20min; e no terceiro andar da Biblioteca, com horário de funcionamento das 7h45min às 11h45min e das 13h45min às 22h15min. Desde 2012, a Univates negocia com a empresa a manutenção dos preços praticados, ou seja, desde esse período não foi realizado nenhum reajuste nos valores dos serviços. O principal custo é a mão de obra da equipe necessária para o atendimento nas lojas.
Se for solicitado para a empresa, que atualmente conta com aproximadamente 22 funcionários, a contratação de mais equipes de trabalho, provavelmente o custo das cópias será aumentado. Por isso, a Univates incentiva os usuários a utilizarem soluções alternativas que, além de agilizarem os serviços, têm custo reduzido.
A cada semestre, os alunos de graduação e dos cursos técnicos recebem 40 cópias grátis para cada disciplina de 60 horas cursada. O sistema de cotas foi configurado para atender, inicialmente, apenas impressões, mas, desde 2015, a empresa Absoluta foi autorizada a converter os demais serviços em cotas, de forma que todos possam se beneficiar desse formato.
Assim como nos demais serviços, a plotagem também é convertida em cotas. Em 2013, foi instalada nova plotter colorida na loja Absoluta do Prédio 12 e, em 2015, foi substituído outro equipamento por um novo, disponibilizando dois equipamentos mais modernos e novos para esse serviço. Além disso, também foi instalado um terminal de autoatendimento em uma das impressoras plotter, em que o aluno pode fazer sua plotagem.
Em todos os semestres são debatidos valores dos lanches que, após tabulação, são registrados em planilha e mantidos até nova aprovação – que normalmente acontece no ano seguinte. Os estabelecimentos têm gastos com manutenção (aluguel, água, luz, gás e funcionários), e a Univates exige e fiscaliza o cumprimento de normas.
Lancherias nos Prédios 17 e 18: bar e restaurante foram instalados nas dependências do Centro Clínico Univates, que foi inaugurado no início deste ano.
Qualidade das lancherias: as lancherias investem em reformas estruturais para melhor atender os consumidores, assim como no aspecto visual, de pessoal e vestimenta. Porém, estão sempre em observação e análise por parte da Instituição. No último semestre, foi reaberto o restaurante que, além de almoços, é mais uma opção para lanches no turno da noite.
A Univates sempre busca atender ao que as diretrizes curriculares estabelecem. A partir disso, a escolha dos conteúdos e da carga horária de cada curso é feita seguindo as orientações dos Conselhos dos Cursos, ou seja, o que o coletivo de professores define no Projeto Pedagógico.
Da mesma forma, a ordem das disciplinas e seus pré-requisitos são definidos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Os estudantes podem enviar sugestões aos coordenadores de curso ou ao Diretório Acadêmico (DA) do seu curso, que representam os alunos nas reuniões dos Conselhos, as quais ocorrem mensalmente e contemplam essas questões, entre outras. As datas e os locais desses encontros podem ser conferidos com a coordenação do curso ou nos respectivos Centros.
O número de disciplinas com mais de 60 alunos oferecidas em 2016/A representa apenas 1,85% do total de disciplinas. De acordo com o Banco de Dados Institucional, a média de aluno por turma no primeiro semestre de 2016 é de 25,90. Muitas turmas continuam tendo entre 15 e 25 alunos, o que equivale a 30,38% das disciplinas.
Para evitar que o número de alunos exceda o planejado para as turmas, é importante que a matrícula seja sempre realizada dentro do prazo estipulado, pois frequentemente acontecem solicitações fora do prazo para disciplinas já lotadas. Isso pode ocorrer excepcionalmente para alunos em fase final de curso, que precisam cursar disciplinas específicas para a conclusão dos estudos. Para evitar esse tipo de dificuldade, os coordenadores de curso destinam turnos especiais para a orientação de matrículas.
TOTAL GERAL DE TURMAS CONFIRMADAS: 1.297 | ||
---|---|---|
MÉDIA DE ALUNOS POR DISCIPLINAS CONFIRMADAS: 33.588/1.297 = 25,90 | ||
Disciplinas com 14 ou menos alunos | 292 | 22,51% |
Disciplinas com 15 a 25 alunos | 394 | 30,38% |
Disciplinas com 26 a 35 alunos | 252 | 19,43% |
Disciplinas com 36 a 45 alunos | 222 | 17,12% |
Disciplinas com 46 a 55 alunos | 76 | 5,86% |
Disciplinas com 56 a 60 alunos | 37 | 2,85% |
Disciplinas com 61 ou mais alunos | 24 | 1,85% |
A oferta de disciplinas é estipulada pelos coordenadores de curso visando à integralização do curso, levando em conta o número de alunos aptos a cursarem a disciplina e a disponibilidade dos docentes.
É importante também que as provas de proficiência e as disciplinas organizadas por semestre sejam cursadas seguindo a organização estabelecida pelo currículo do curso, para que a falta de algum pré-requisito não dificulte a matrícula. Os alunos dos cursos de graduação e sequencial também têm a possibilidade de cursar disciplinas de outros cursos, que podem ser aproveitadas como eletivas.
É natural que o Ensino Superior exija mais dedicação por parte dos estudantes, que devem levar em consideração também o tempo necessário de horas de estudos para cada disciplina. De acordo com a última pesquisa de perfil dos estudantes da Univates, realizada em 2012, mais de 75% dos acadêmicos afirmaram exercer alguma atividade profissional com dedicação superior a 20 horas semanais. Assim, o tempo para dedicação aos estudos, como a realização de pesquisas e elaboração de trabalhos, torna-se menor.
Lembre-se: quanto maior o grau de exigência dos professores, melhor será a sua formação e o preparo para o mercado de trabalho.
Cada coordenador de curso reserva parte da sua carga horária de trabalho para atender a solicitações dos estudantes, com o objetivo de auxiliar nas questões curriculares e de conteúdos das disciplinas, além de sanar outras dúvidas. Participantes das últimas edições da Avaliação Institucional elogiaram, inclusive, a atuação de seus coordenadores por essa disponibilidade.
Se houver alguma dificuldade no agendamento de horário direto com o coordenador, a recomendação é que o acadêmico entre em contato com a respectiva direção de Centro.
Se o coordenador não for encontrado em sua sala, o estudante também pode dirigir-se às salas dos Centros para buscar resolver algumas questões. Os horários disponíveis de cada professor podem ser consultados com as secretarias dos Centros:
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), ramais 5454 e 5455, sala 216 do Prédio 11, e-mail ccbs@univates.br
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec), ramais 5227 e 5323, sala 218 do Prédio 11, e-mail cetec@univates.br
Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), ramais 5450 e 5545, sala 226 do Prédio 7, e-mail cchs@univates.br
Centro de Gestão Organizacional (CGO), ramais 5452 e 5575, sala 227 do Prédio 7, e-mail cgo@univates.br
Centro de Educação Profissional (CEP – Cursos Técnicos), ramais 5294 e 5358, sala 408 do Prédio 9, e-mail cep@univates.br
A Univates busca, além de expandir o número de atividades que oferece aos seus estudantes, diversificar as oportunidades de aprendizagem com a realização de diferentes eventos.
Entre ciclos de palestras, conferências, seminários, workshops, congressos, encontros, reuniões, aulas inaugurais, semanas acadêmicas, oficinas, palestras, visitas técnicas, viagens de estudos, jornadas e apresentações de trabalho de conclusão de curso, foram contabilizados mais de 650 eventos durante 2015, sem contar o número de atividades voltadas à arte e à cultura.
Entre as atividades realizadas estão eventos com números expressivos de participantes, como a III Semana Acadêmica do Centro de Gestão Organizacional, o IV Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, o V Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente – Sisa, o 9º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari – CCTEC, o II Branding Congress e o IV Seminário da Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde - Cures.
Além disso, a Instituição oferece cursos regulares de educação continuada nas áreas de gestão, saúde, comunicação social e design, informática, gastronomia, educação, engenharia e línguas. As atividades complementares são aprovadas pelos coordenadores de curso, mediante protocolo e adequação ao Projeto Pedagógico do Curso. Sugestões de atividades podem ser enviadas diretamente aos coordenadores.
Conforme resolução da Univates, a concessão de auxílios para participação em eventos e para realização de viagens de estudo pelos alunos dos cursos sequencial e de graduação deve considerar, prioritariamente, os seguintes critérios para a destinação dos recursos: viagens de estudo e visitas técnicas programadas pelo curso como atividade obrigatória de disciplina ou como atividade complementar; apresentação de trabalho em congressos, simpósios etc. em nome do curso/Instituição; financiamento prioritário para grupos de alunos, preferencialmente não cumulativo no ano; prioridade de financiamento para deslocamento, em segundo lugar para hospedagem e em terceiro lugar para inscrição. Os recursos são gerenciados por Centro, de acordo com as demandas apresentadas pelos coordenadores de curso e conforme avaliação dos Conselhos de Centro.
Para este ano, além do valor regularmente investido em compra de bibliografia, a Reitoria disponibilizou verba para ser investida na realização de viagens de estudos, a ser aplicada conforme indicação do DCE. Dessa forma, as solicitações sobre esses assuntos também podem ser realizadas com os representantes dos estudantes. Confira a tabela de saídas de campo realizadas durante o ano de 2015, divididas por Centro:
CENTRO | NÚMERO DE SAÍDAS DE CAMPO |
---|---|
CCBS | 97 |
CCHS | 33 |
CCTEC | 139 |
CGO | 18 |
A Univates se responsabiliza pela qualificação dos professores ofertando o programa de qualificação docente institucional. Dentro desse programa, diversas atividades são destinadas à qualificação dos professores, como: oficinas, que ocorrem no período de recesso das aulas, fórum de discussão da prática pedagógica e encontros individuais, que são realizados com os docentes encaminhados pelos coordenadores ou pela própria avaliação institucional, com a ideia de auxiliar na prática docente. A atividade tem foco nas questões didático-pedagógicas dos professores, envolvendo discussões sobre escolhas metodológicas, planejamento e processo de avaliação.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior possui três indicadores avaliativos: a Autoavaliação Institucional, a Avaliação Externa (de IES e de Curso) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
A Autoavaliação ocorre quando a comunidade acadêmica se avalia. Ela é feita semestralmente de modo individual. Você pode conferir mais informações sobre essa avaliação aqui.
A Avaliação de Curso acontece quando há necessidade de um curso ser reconhecido. É feita in loco, ou seja, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) visita a Instituição.
Já o Enade possui ciclo trienal. Apesar de ocorrer anualmente, a cada ano é avaliado um grupo de cursos diferentes. No total, são três grupos de cursos. Com isso, a avaliação de cada um dos grupos ocorre de três em três anos.