Postado as 21/12/2024 08:48:37
Por Lucas George Wendt
A Universidade do Vale do Taquari - Univates marcou presença no 1º Fórum de Universidades pela Paz, realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Florianópolis. O evento reuniu diversas instituições de ensino superior para debater e planejar ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com foco na promoção da paz e no desenvolvimento social.
O fórum, liderado pela Unesc – Universidade do Extremo Sul Catarinense, destacou o papel das universidades comunitárias na construção de territórios mais inclusivos e sustentáveis. A Univates foi representada por um grupo de professores composto por Fernanda Pinheiro (vice-reitora e pró-reitora de Ensino), Carlos Cyrne (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação), Marinês Rigo, Paula Lohmann, Fernanda Scherer, Márcia Volkmer e Mouriac Diemer.
Participaram da organização do evento também a Universidade do Vale do Itajaí - Univali e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC.
O objetivo do fórum é criar uma rede de universidades comprometidas com ações locais que reflitam em transformações globais e está estruturado em diferentes eixos, tais como: Justiça e Segurança da Vida, Educação de Qualidade, Meio Ambiente, Clima e Energia, Inclusão Social e Equidade, Tecnologia e Infraestrutura, Saúde e Bem-estar, Desenvolvimento Socioeconômico e Trabalho Sustentabilidade Urbana e Rural. A Univates conta com representantes em cada um destes grupos. Para 2025, a Univates pretende ampliar sua atuação nesse contexto, promovendo iniciativas alinhadas aos temas debatidos no evento.
Para a professora Fernanda Pinheiro, a participação no fórum é uma oportunidade de fortalecer a relação entre a academia e as demandas sociais. "É importante que todos saibam que a Univates está envolvida nesta rede, construindo soluções em conjunto com outras instituições comprometidas com a paz e o desenvolvimento sustentável", destaca.
O evento também foi uma oportunidade para troca de experiências e para o fortalecimento de parcerias interinstitucionais, reafirmando o compromisso das universidades comunitárias com a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação