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Notícias

03 Dezembro de 2024

Reitora da Univates integra comitiva que busca regulamentação da Lei das Comunitárias em Brasília, movimento ganha força entre autoridades

- Divulgação/Comung 1/9

Reitora da Univates integra comitiva que busca regulamentação da Lei das Comunitárias em Brasília, movimento ganha força entre autoridades

Postado as 03/12/2024 11:33:28

Por Lucas George Wendt

A primeira semana de dezembro será importante para o futuro das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e do Brasil. Na terça (3), uma comitiva de reitores das 14 universidades do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) está em Brasília em uma série de agendas com a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias e com as Bancadas Parlamentares Catarinense e Gaúcha, além de reuniões com o Conselho Nacional de Educação e Ministros de diferentes pastas, que terá como pauta a regulamentação das Comunitárias, desdobramentos orçamentários e operacionais. 

A mobilização dos reitores gaúchos, que contempla a professora Evania Schneider, reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, se dá em virtude da regulamentação imediata da Lei das ICES 12.881 (especialmente dos arts. 2º - das prerrogativas - e 5º - do Termo de Parceria). 

A Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), aprovada em 2013, até hoje não teve efeito prático e, por isso, as regiões e seus estudantes estão privadas de acesso aos recursos previstos em lei para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A legislação poderia beneficiar mais de 100 mil estudantes gaúchos. Em 2024, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução de regulamentação da Lei das ICES que, agora, espera a publicação do Decreto do Governo Federal.

Segundo a vice-presidente do Comung e reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Dalmolin, a sociedade, que já contribuiu tanto para ter educação superior em todas as regiões, espera que a lei seja cumprida. “É preciso que a regulamentação saia, definitivamente, para que os seus efeitos possam ser sentidos pelos estudantes e pelas comunidades. São instituições que investem no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação e que estão diretamente ligadas à vida das regiões, promovendo inclusão com qualidade e equidade”, disse. 

Na atual configuração, as Instituições Comunitárias de Ensino Superior não podem receber recursos do orçamento federal via Ministério da Educação ou Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, por não ter uma rubrica orçamentária específica. Os recursos só podem ser recebidos via Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI (pelo marco legal das Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTS) e também recursos via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Divulgação/Comung

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