Postado as 22/11/2024 11:35:14
Por Lucas George Wendt
Cinco docentes: Cássia Regina Gotler Medeiros (área de Ciências da Saúde); Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Angela Maria Haberkamp e Grasiela Kieling Bublitz (área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas); e Aline Thaís Käfer (área de Ciências Exatas e Engenharias) estiveram participando, recentemente, de uma Missão Docente da Universidade do Vale do Taquari - Univates na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, para uma semana de imersão e troca de experiências.
A missão acadêmica teve como objetivo fortalecer parcerias e promover a troca de experiências em práticas de ensino, pesquisa e extensão. Durante a visita, os professores participaram de diversas atividades que incluíram palestras, reuniões e visitas a laboratórios de ensino e centros de pesquisa e inovação.
“Essa atividade integra o compromisso da Univates para a qualificação e a formação do seu corpo docente. Também permite consolidar o convênio pedagógico assinado pela Univates e a Unicamp”, destaca a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Univates, professora Cristiane Antonia Hauschild Johann.
O cronograma da missão incluiu visitas a instituições como o Hospital de Clínicas, o Museu Exploratório de Ciências, a Biblioteca Central e o Centro de Memória da Unicamp. Houve também encontros para discutir temas como saúde mental na universidade, inclusão e práticas de extensão, ações para aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho, além de uma oficina sobre "Inteligência Artificial Generativa aplicada à docência", abordando o uso de tecnologia para melhorar o ensino e a gestão do tempo e ministrada pela professora Aline Käfer. A professora Grasiela Bublitz também ministrou uma oficina aos docentes da Unicamp.
As docentes Fernanda Sindelar e Angela Haberkamp também conheceram a Puc-Campinas, com o mesmo propósito - promoção de trocas com professores da graduação e pós-graduação. Ainda, conheceram o espaço Mescla e o programa Manacás.
Além disso, as docentes participaram de fóruns sobre temas variados, como o uso de jogos nas Ciências Humanas, e visitaram o Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. A missão docente teve como um dos objetivos principais a busca por inovações que possam ser implementadas na Univates, contribuindo para o desenvolvimento de seus programas de ensino e pesquisa, trazendo novas perspectivas para a integração e aprimoramento das práticas acadêmicas da Univates.
Saiba mais sobre as missões docentes
O processo seletivo dos docentes que participaram ocorreu por meio de um edital aberto a todos os professores de graduação da universidade, no qual os docentes submeteram projetos para avaliação por comissões dedicadas, incluindo a participação de professores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung.
Das 36 candidaturas recebidas, 20 professores foram escolhidos para participar de missões que aconteceram entre o fim de 2023 e ao longo de 2024, com base em critérios que visam aprimorar a qualidade dos cursos e da docência, promovendo a qualificação docente e o desenvolvimento de métodos de ensino inovadores, bem como estabelecendo parcerias com instituições de renome.
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação