Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

22 Novembro de 2024

Editora Univates publica obra “Do Passado ao Presente: a história do Hospital Bruno Born”, do historiador José Alfredo Schierholt

Editora Univates publica obra “Do Passado ao Presente: a história do Hospital Bruno Born”, do historiador José Alfredo Schierholt

Postado as 22/11/2024 11:35:13

Por Lucas George Wendt

Na manhã da quinta-feira, 7 de novembro, dezenas de pessoas lotaram o auditório do Centro Tecnológico Avançado do Hospital Bruno Born (HBB) para o lançamento do livro “Do Passado ao Presente: a história do Hospital Bruno Born”. A obra, que detalha mais de 90 anos de história do hospital, foi escrita pelo historiador José Alfredo Schierholt, publicada pela Editora Univates, e traz à tona as origens e a evolução de uma das instituições de saúde mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

Fundado em 1931 como Sociedade Beneficência e Caridade Lajeado, o hospital passou a se chamar Hospital São Roque em 1933, e, atualmente, é reconhecido por sua excelência no atendimento. Schierholt, autor de diversas obras sobre a história local, revela como o HBB se tornou um pilar da saúde regional, destacando as personalidades e lideranças que contribuíram para sua construção. Além disso, o livro também conta com um capítulo especial escrito pelo neurocirurgião Marcos Frank, atual presidente do HBB e docente do curso de Medicina da Univates, que narra os desafios enfrentados pela equipe de saúde durante a pandemia de covid-19.

“Este livro estava quase pronto há mais de cinco anos, mas a pandemia trouxe desafios inesperados e nos fez revisá-lo diversas vezes, incluindo a adição deste importante capítulo”, afirmou Frank durante a cerimônia. O neurocirurgião ressaltou a importância do registro da trajetória do hospital, especialmente à medida que ele se aproxima de seu centenário. “A história do hospital é feita por pessoas que, muitas vezes, são anônimas, mas cujos feitos não podem ser esquecidos. Quando contamos nossa história, entendemos melhor o que somos e para onde estamos indo”, acrescentou.

Este é o 15º livro de Schierholt, que já se consagrou como um defensor das micro-histórias e narrativas locais. Entre suas obras mais conhecidas está “À Sombra dos Plátanos”, de 1997, que resgata a origem do campo da saúde no Vale do Taquari, incluindo referências à história do HBB. Com este novo trabalho, Schierholt divulga uma visão mais profunda e detalhada da trajetória do hospital, eternizando um marco importante na saúde regional.

Clique para ampliar