Pietra Darde
Postado as 22/11/2024 09:22:11
Por Pietra Darde
Os acadêmicos de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates agora têm acesso a uma ferramenta inovadora que aproxima a formação acadêmica da prática profissional: o Simulador de Peticionamento Eletrônico. Esta tecnologia, que replica com precisão o sistema utilizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, o ePROC, já está integrada à rotina dos alunos, permitindo que eles vivenciem o dia a dia da prática jurídica, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
Segundo a professora Tatiele Kuntz, o simulador foi desenvolvido com o objetivo de capacitar os alunos a operarem o sistema de peticionamento eletrônico ainda durante a graduação, realizando atividades como a criação e tramitação de processos de 1º grau. “Essa prática é essencial para que os estudantes compreendam todas as etapas do processo judicial eletrônico e desenvolvam habilidades fundamentais para a advocacia moderna”, explica Tatiele.
Com o simulador, os alunos podem criar processos, protocolar petições iniciais e intermediárias, anexar documentos e acompanhar a tramitação de cada caso, proporcionando uma experiência completa e realista. Integrado à matriz curricular do curso, o simulador permite que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um ambiente prático, além de possibilitar o acesso remoto, facilitando o estudo a qualquer hora e lugar.
Para a professora coordenadora do curso, Leila Scherer Hammes, a ferramenta representa um diferencial significativo na formação dos futuros advogados. “O simulador permite que os alunos se familiarizem com a interface e as funcionalidades do sistema utilizado nos tribunais, proporcionando uma experiência prática e realista que os prepara para o mercado de trabalho e está em sintonia com a proposta pedagógica Aula+ da Univates”, destaca Leila.
A ferramenta também foi desenvolvida com rigorosos padrões de segurança e conformidade, garantindo a proteção dos dados dos estudantes e atendendo às diretrizes e normas estabelecidas por órgãos reguladores do ensino e do setor jurídico, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para a estudante Camila Bottega, o simulador tem sido essencial na sua formação prática.
“Como não atuo diretamente na área jurídica ainda, considero esse simulador de peticionamento on-line uma oportunidade única de aprendizado. É uma excelente preparação para quando eu me formar e iniciar minha carreira, garantindo que esteja mais alinhada com a prática profissional desde o início. Ter a oportunidade de usar esses simuladores nas aulas práticas transforma a experiência em algo mais real, mais próximo de como as coisas são feitas no dia a dia”, revelou a estudante.
Por outro lado, o estudante Adrian Lindemann, que já utiliza o sistema Eproc todos os dias, afirmou que “o simulador cumpre com o seu papel, mantendo, da melhor forma possível, os aspectos essenciais do sistema. Dessa forma, os alunos que não tiveram a oportunidade de fazer estágio podem se familiarizar com o painel desde a graduação, aprendendo da melhor forma possível, que é colocando a mão na massa”, disse.
Vestibular Univates
A Univates está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação presenciais. Para participar, o candidato deve realizar a inscrição gratuitamente pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. O curso de Direito é uma das 27 opções com vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025.
Antônio Luiz Marini Marchi
Antônio Luiz Marini Marchi
Pietra Darde