Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

30 Outubro de 2024

Estudantes da Univates participam do Ideathon: Soluções Financeiras

Estudantes da Univates participam do Ideathon: Soluções Financeiras

Postado as 30/10/2024 10:35:28

Por Pietra Darde

Nos últimos dias 15 e 22 de outubro, o evento Ideathon: Soluções Financeiras envolveu 75 estudantes dos cursos da área de gestão da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A atividade, realizada na Biblioteca Univates, objetivou integrar estudantes de diferentes estágios da graduação para desenvolver ideias inovadoras que ofereçam soluções financeiras para pequenas e médias empresas.

No dia 15 de outubro, os estudantes, vinculados às disciplinas de Gestão da Inovação e Finanças de Curto Prazo, participaram de uma roda de conversa com a gerente da Agência do Sicoob São Miguel - Lajeado, Jaqueline Herrmann da Silva, com o CEO da Wealthy, Luciano Rosa, e com o CFO da Wealthy, Marni Cavalheiro.

A organização do evento foi liderada pelos professores Luciane Franke e Gabriel Braido, com o apoio da professora Bernardete Cerutti, que mediou o diálogo entre a turma e os palestrantes na primeira noite. Após a roda de conversa, a professora Luciane apresentou os conceitos do Ideathon e o tema Soluções Financeiras. Os estudantes, então, formaram grupos para desenvolver ideias que trouxessem soluções financeiras para micro e pequenas empresas, a serem apresentadas em forma de pitches para uma banca avaliadora.

No segundo dia, 22 de outubro, ocorreram as apresentações dos pitches. Cada grupo teve três minutos para apresentar sua ideia e quatro minutos para responder às perguntas da banca, composta pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Carlos Candido da Silva Cyrne, pela gerente administrativa do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), Cristiani Reimers, e pela diretora financeira da Univates, Sandra Maribel Auler.

Para a professora Luciane, a atividade é “importante para o desenvolvimento de competências que contribuam para uma postura empreendedora e o desenvolvimento de ideias de forma ágil, dinâmica e com potencial para implementação”.

Franke ainda completou que o Ideathon se conecta com a proposta do Aula+, que visa ao protagonismo dos estudantes.

As três ideias vencedoras foram convidadas a iniciarem o processo de incubação no Tecnovates, contando com o apoio completo de mentoria de profissionais de mercado para aprimorar as ideias e transformá-las em possíveis negócios.

Confira os grupos vencedores e as suas respectivas propostas

1º colocado:

Grupo 1 

Estudantes: Daniel Victor Fritscher, Luisa Egewarth, Dandara Fagundes Dörr, Jéssica Tatiane Ströher, Leonardo Togni e Lucas Rosa.

Ideia: Criação do Pricefy, um aplicativo especializado em auxiliar empresas na tomada de decisões estratégicas relacionadas à precificação de seus produtos ou serviços. Por meio de uma interface intuitiva, a proposta do app é oferecer suporte na composição de preços de acordo com as propostas e necessidades específicas do negócio, permitindo a identificação do ponto de equilíbrio nas vendas.

2º colocado:

Grupo 5 

Estudantes: Angela Pandolfi Brocco, Miguel Zanini Nichele, Rafaela Manini Porn, Vitor Augusto Muniz, Gustavo Kunzler e Eduardo Felipe Barchfelde.

Ideia: A ideia proposta pelo grupo é a criação da Reaproveita+, uma solução inovadora para combater o desperdício de materiais de construção. A proposta envolve oferecer um seguro que garante a recompra de materiais excedentes das obras, promovendo tanto a economia para os proprietários quanto a sustentabilidade no setor da construção. A empresa tem como objetivo reduzir os custos com descarte de materiais e minimizar o impacto ambiental, reutilizando os recursos excedentes. Além disso, o modelo de negócios baseia-se em parcerias com empresas de construção e em um sistema de recompra eficiente, com potencial para expandir suas operações e adotar novas tecnologias para otimizar o processo.

3º colocado:

Grupo 6 

Estudantes: Volnei Reckziegel, Eduardo Becker, William André Busch e Rafael Oberger Rockenbach.

Ideia: O grupo propôs a criação da Finander, uma plataforma inovadora que visa a simplificar e agilizar o processo de obtenção de financiamentos para empresas. O principal diferencial é a capacidade de comparar automaticamente ofertas de várias instituições financeiras, oferecendo ao cliente a melhor opção sem burocracia. A Finander busca resolver o problema do tempo perdido e das condições desfavoráveis de financiamento, permitindo que empresas insiram apenas o CNPJ e os detalhes do financiamento necessário para receberem a melhor oferta disponível.

Grupo que conquistou o terceiro lugar

Grupo que conquistou o terceiro lugar

Divulgação

Grupo que conquistou o terceiro lugar
Grupo que conquistou o terceiro lugar

Divulgação

2) Grupo que conquistou o segundo lugar - Créditos Divulgação
2) Grupo que conquistou o segundo lugar - Créditos Divulgação

Divulgação

Grupo que conquistou o primeiro lugar
Grupo que conquistou o primeiro lugar

Divulgação

A atividade envolveu 75 estudantes
A atividade envolveu 75 estudantes

Divulgação

Roda de conversa com palestrantes
Roda de conversa com palestrantes

Divulgação

Clique para ampliar