Acessibilidade, Nossas Histórias

“Quero ajudar muita gente”: conheça a trajetória de Augusto, que se formou em História pela Univates

Por Lais Pontin Matos

Postado em 10/09/2024 11:49:13

A formatura de Augusto André Pacheco ocorreu em 03 de agosto.

Divulgação/Acervo Pessoal

No dia 03 de agosto, Augusto André Pacheco subiu ao palco do Teatro da Universidade do Vale do Taquari - Univates para receber seu diploma em Licenciatura em História, encerrando uma jornada marcada por desafios e conquistas. Diagnosticado com paralisia cerebral na infância, Augusto sempre sonhou em impactar a vida das pessoas por meio do conhecimento e da educação. Sua formatura é a prova de que determinação e paixão podem superar qualquer obstáculo.

Augusto volta no tempo para explicar o que o motivou a seguir a carreira docente. Ele recorda que, quando criança, enfrentou dificuldades para ser aceito em uma escola devido à sua condição física. “Meus pais conseguiram me matricular em um colégio privado, a única instituição que me acolheu em toda a cidade de Venâncio Aires. Minha mãe conta que, na época em que ingressei na escola, uma professora fez tudo o que estava ao seu alcance para que eu permanecesse ali e pudesse estudar como os outros alunos. Em outro momento difícil, minha família não pôde mais pagar as mensalidades do colégio, mas a diretora me deu uma bolsa de estudos. Essas atitudes me marcaram tanto que passei a sonhar em retribuí-las a alguém quando me tornasse professor”, comenta.

Foi ainda durante o jardim de infância que Augusto descobriu um dos seus maiores prazeres: a leitura. “Adorava ler livros de fantasia, de contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida. Todas essas obras tinham temáticas medievais de príncipes, princesas e batalhas que chamavam muito a minha atenção”, lembra. À medida que foi avançando na escola, Augusto começou a aprender sobre a Idade Média e seu interesse pela área da História se intensificou. “Associei um assunto ao outro e entendi que deveria me dedicar a estudar e ensinar História a quem, assim como eu, também se encantava com narrativas de tempos antigos”, acrescenta.

Os momentos que Augusto viveu na Universidade fizeram com que ele tivesse certeza da sua escolha profissional. “Dei minha primeira aula de estágio no colégio em que estudei até me formar no ensino médio - foi uma experiência especial. Cheguei na escola e encontrei pessoas que eu já conhecia - todos vieram me cumprimentar e me abraçar. Ser chamado de professor pela primeira vez mexeu muito comigo. Os alunos também foram receptivos e gostaram da aula que preparei para eles. Esse dia ficará para sempre na minha memória”, relata.

Com o diploma em mãos, Augusto pretende continuar sua trajetória na área da educação, buscando oportunidades para lecionar e inspirar outras pessoas com sua história de superação. “Quero ajudar muita gente. Para isso, entendo que devo seguir me especializando, penso até em me candidatar a um mestrado no próximo ano. Gostaria de agradecer à Univates por todo o apoio que recebi durante a graduação; a Universidade foi um divisor de águas na minha vida. Ficaria muito feliz se, no futuro, conseguisse trabalhar como professor na Instituição”, finaliza.

Núcleo de Acessibilidade da Univates

O Núcleo de Acessibilidade da Univates centraliza e orienta as ações de inclusão voltadas ao acesso, à permanência e à participação das pessoas com deficiência nas atividades desenvolvidas pela Universidade. Também opina e sugere ações que eliminem barreiras e promovam a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, digital e nas comunicações por meio de planos de ação quinquenais.

Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, a professora Morgana Domênica Hattge reflete sobre a importância do apoio oferecido aos estudantes com deficiência, enfatizando que um suporte eficaz é essencial para garantir a inclusão e o sucesso acadêmico de todos os alunos. “Histórias como a do Augusto estão aí para nos mostrar que as pessoas com deficiência precisam de oportunidades e de um ambiente inclusivo. Tive a alegria de ser professora do Augusto em duas disciplinas na graduação e hoje ele participa como voluntário no grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq), que integro no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino). Suas contribuições são sempre importantes e mostram seu potencial e comprometimento”, comenta.

Graduação EAD

A Univates está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação a distância. Para participar, o candidato deve realizar a inscrição gratuitamente pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043.

Nos cursos EAD, os candidatos contam com a tradição e qualidade de ensino da Univates aliadas à flexibilidade para estudar e realizar suas tarefas de acordo com sua rotina. São 19 opções de cursos entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Escolha uma formação

Graduação presencial