Estudantes com mobilidade reduzida, seja permanente, seja temporária, podem utilizar espaços especiais no campus de Lajeado da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A Instituição permite que alunas gestantes e/ou lactantes e acadêmicos com algum tipo de deficiência reservem, de forma gratuita, salas de professores (para amamentação) e vagas de estacionamento. Veja abaixo como proceder para solicitar essas reservas:
Salas de professores
Acadêmicas lactantes que desejam amamentar seus filhos em alguma das salas de professores do campus devem solicitar a utilização do espaço abrindo um protocolo no Atendimento Univates (sala 310 do Prédio 9) ou então pela plataforma virtual Universo Univates. Ao preencher o pedido, é obrigatório que a estudante informe quando gostaria de utilizar a sala.
As alunas lactantes podem ocupar um dos espaços dos prédios em que tenham aula. Caso a aula ocorra nos Prédios 17 ou 18, onde não existem salas de professores, a estudante é identificada e sua turma transferida para outro local que atenda à demanda.
Vagas de estacionamento para gestantes e pessoas com deficiência
Algumas vagas de estacionamento do campus podem ser ocupadas por veículos de gestantes ou de pessoas com deficiência (PCDs). Para reservar a vaga, o interessado deve protocolar o pedido no Atendimento Univates ou então pela plataforma virtual Universo Univates.
Funcionários da Star Service, empresa terceirizada que cuida de questões relacionadas aos estacionamentos e à limpeza da Univates, são sempre orientados a prestar auxílio a pessoas que apresentem mobilidade reduzida. Se o indivíduo deseja receber assistência contínua de um dos colaboradores, deve protocolar o pedido e aguardar sua aprovação.