Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Desfile de Moda Inclusiva ocorre no dia 20 de agosto

Postado as 08/08/2019 10:44:44

Por Vinicius Mallmann

Ana Amélia Ritt

Promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, o Desfile de Moda Inclusiva chega a sua quarta edição. Cerca de 40 modelos com e sem deficiência sobem ao palco do Teatro Univates no dia 20 de agosto, às 19h30min. O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir ao desfile é necessário se inscrever no site.

“A moda pode ser inclusiva no momento em que ela se torna capaz de contemplar todos os tipos de corpos. Na indústria da moda o vestuário é potencializado e extremamente valorizado, com lançamentos, tendências, estudos de cores, proporções, criação de imagens, porém, quando pensamos em um público que não se enquadra no padrão de tamanhos e modelagens tradicionais, é possível perceber o quanto a moda tem sido excludente”, explica a coordenadora do curso de Design de Moda, professora Josi da Costa.

Nicole Morás

Entre as formandas do curso de Design de Moda está Natalia Witezorek Pereira. Ela afirma que o evento ajuda a compreender melhor as necessidades e particularidades de cada pessoa. “O designer precisa estar atento para criar uma peça. Precisa entender o que facilita o dia a dia, se a pessoa necessita de mais conforto, de aberturas especiais, de roupas em tamanho especial, enfim, deve escutar com atenção e carinho, a fim de compreender para de fato poder ajudar com o vestuário especial”, analisa.

“O objetivo é simplificar o ato de se vestir e de se locomover, sem abrir mão do conforto e do estilo, de acordo com a necessidade de cada um.”
Natalia Witezorek Pereira

Josi salienta a importância desse tipo de evento para este público em específico.“Quase 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. É um quarto de potenciais consumidores que não estão sendo contemplados pela moda e têm dificuldade de encontrar até mesmo peças que cumpririam sua função básica - cobrir e proteger -, quem dirá então embelezar e colaborar para o aumento da autoestima, o que as pessoas tanto buscam no ato de se vestir”, finaliza.

Além das diplomadas e estudantes do curso de Design de Moda, o evento está sendo organizado por alunos de Estética e Cosmética, Fisioterapia e Psicologia, totalizando cerca de 40 alunos e profissionais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5088, ou no site do evento: univates.br/eventos/v-desfile-de-moda-inclusiva.