2013 – 2016

O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar

De 2013 a 2016, foi desenvolvido o macroprojeto institucional “O currículo em espaços escolarizados e não escolarizados no Brasil e na Colômbia: diferentes relações com o aprender e o ensinar”, o qual consistia em  investigar o currículo em espaços escolares e não escolares e suas relações e cruzamentos com os movimentos escolarizados e não escolarizados, tomando como campo de investigação três escolas e dois museus. A partir da genealogia foucaultiana (FOUCAULT, 1979; 2000; 2008), do pensamento da Filosofia da Diferença (DELEUZE, 2003, 2006; DELEUZE; GUATTARI, 2007) e das teorizações curriculares pós-estruturalistas (CORAZZA, 2012; 2013; TADEU, 2001; GALLO, 2011; 2012) e outros, buscou-se analisar as formas de trabalho e os movimentos curriculares presentes em tais espaços escolares e não escolares, bem como compreender de que modo o currículo pode se compor e se cruzar com novas práticas, tecidas por outras relações de saber e por novas experimentações. Junto a este macroprojeto foi desenvolvido um subprojeto, aprovado pelo Edital Universal – MCTI/CNPq n. 14/2013, intitulado “Espaços e movimentos do currículo: entre o escolar/não escolar e o escolarizado/não escolarizado”. Alguns resultados dessas investigações podem ser encontrados em Munhoz; Costa (2014), Munhoz; Hattge (2015), Munhoz et al. (2016), Munhoz; Guedes e Costa (2017), Schwertner e Munhoz (2017), entre outras produções. A partir deste primeiro projeto foi produzido o livro Currículo, Espaço, Movimento: notas de pesquisa. O download do e-book pode ser feito através do link: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/160/pdf_160.pdf