Coordenação: Mônica Jachetti Maciel
Comunidade foco: Estudantes oriundos do Ensino Público

O VestVates é um projeto de extensão que funciona como um cursinho pré-vestibular popular gratuito, da Univates, ofertado à comunidade em geral, que tem como objetivo preparar os estudantes para as provas de acesso ao Ensino Superior. O processo seletivo dos alunos respeita a ordem de prioridade, iniciando por estudantes da rede pública, seguidos de estudantes da rede privada com bolsa de estudos, e por último, estudantes da rede privada sem bolsa. São aceitos estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, ou que já o concluíram. As aulas ocorrem de segunda à sexta-feira, das 19h10min às 22h30min, durante 32 semanas. Também, ao longo do ano, são realizados, em 6 sábados, simulados das provas do ENEM e, eventualmente, aulas de revisão. Além das atividades diárias e simulados, também é realizado anualmente o “Aulão Pré-ENEM”, evento aberto à população em geral, ofertando uma revisão de diversos conteúdos abordados no ENEM com maior frequência. O VestVates visa contribuir com a equidade no acesso ao Ensino Superior, por meio da oferta de um preparo de qualidade para as provas de vestibulares e ENEM. Concomitantemente, o projeto oferece a oportunidade de voluntariado aos extensionistas, que são estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e egressos da Univates, dando-lhes a possibilidade em desenvolver sua comunicação interpessoal, oratória, ter experiência na docência e agregar conhecimento sobre diferentes realidades socioculturais. Dessa forma, o VestVates atua capacitando e desenvolvendo habilidades extracurriculares aos estudantes voluntários, além de minimizar a disparidade de acesso ao Ensino Superior existente em nossa sociedade.

Contato: vestvates@univates.br

Confira as ações da Univates que aplicam os ODS