Nas comemorações dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, a Univates sedia o 39º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq) e o 1º Encontro do Programa de mestrado Profissional em Química (Profqui-Sul). O evento volta para a Instituição após 17 anos e contempla os quatro pilares que simbolizam a atuação da Univates ao longo dos últimos 50 anos: educação, desenvolvimento regional, inovação e comunidade. Assim como as histórias de tantas pessoas que passaram pela Univates, o Edeq também passa pela Instituição pela segunda vez. Ao longo desses 39 anos o evento esteve em diversas regiões do Rio Grande do Sul, tendo sido realizado em Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas, Ijuí, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Lajeado e Erechim.

Outro momento histórico está relacionado diretamente com a química, pois 2019 é marcado por ser o Ano Internacional da Tabela Periódica. O evento tem como tema “Alfabetizar em Química: os desafios da era moderna”, considerando a Tabela Periódica como um dos símbolos da Química. A programação do evento contempla a alfabetização química, a formação docente, a inclusão e metodologias de ensino.

Ao longo de sua história, os Edeqs viabilizam o diálogo entre professores, estudantes e pesquisadores que buscam a qualificação da educação e do ensino de Química no Rio Grande do Sul. Em 2019, na sua 39ª edição, o Edeq abre espaço na sua programação para o Encontro Profqui da Região Sul, estreitando relações com o ensino de Química e a formação docente tanto em nível de graduação quanto na pós-graduação nos Estados da região Sul do Brasil.

O Edeq está consolidado pela comunidade de ensino de Química do Rio Grande do Sul e atrai docentes não só de outros Estados, mas de países vizinhos que buscam a qualificação no âmbito do ensino de Química.

Informações sobre Edeqs anteriores podem ser encontradas no Portal dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química.

24 e 25/10/2019

Auditório do prédio 7 e salas de aula

Inscrições iniciam em 23 de setembro

Prazo para submissão: 30/08/2019